Conselheira do CRESS-SE participa de Audiência Pública na CMA sobre Direitos Reprodutivos

Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), a conselheira Liliana Aragão, participou de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o tema “Direitos Reprodutivos: Proteção, Autonomia e Equidade de gênero”. O evento foi de autoria da vereadora Sônia Meire e contou a participação de movimentos sociais e feministas.

Durante o evento, a conselheira destacou que a categoria de Serviço Social é composta, em sua maioria, por mulheres e que no cotidiano de trabalho atua na maioria das vezes com o público feminino. Ressaltando ainda que a discussão sobre os direitos sexuais e reprodutivos é uma pauta importante para os movimentos sociais e feministas.

“As mulheres, em sua maioria pretas e pobres, passam por fragilidades nas garantias de seus direitos sexuais e reprodutivos. Nós, que estamos nos CRAS, CREAS, UBS, acabamos nos deparando com essas dificuldades de acesso à esses direitos que estão legalizados na Constituição Federal, mas que não são efetivados”, explicou.

Liliana também ressaltou a necessidade de concurso público para assistentes sociais na área da saúde, citando o PSS na Saúde. “É preciso também capacitação e processo de formação continuada para os profissionais, pois muitos reproduzem violências nos seus espaços sócio-ocupacionais, porque nunca ouviu falar sobre gênero, raça e sexualidade, então é importante ter esse espaço de discussão”, disse a assistente social, acrescentando ainda que colocou o CRESS à disposição para pensar a elaboração de um seminário sobre direitos sexuais e reprodutivos, juntamente com a equipe da vereadora Sônia Meire e da deputada Linda Brasil.

Para a vereadora Sônia Meire, é preciso esse debate pois o direito reprodutivo deve ser tratado como política pública de direito humano. “Nada mais é do que o direito das mulheres decidirem se querem ou não ter filhos. Nós precisamos de políticas públicas de saúde, de assistência, para que as pessoas possam ter a condição de tomar essa decisão”, explicou a vereadora, afirmando ainda que a audiência foi pensando para marcar o dia 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna.

Além de Liliana e da vereadora Sônia Meire, estiveram presentes na mesa a médica e presidenta do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Priscilla Batista; a psicóloga, doula e vice-presidenta da Associação ASDOULAS, Isabelle Haaiara e a agente de saúde, membra da Rede de Mulheres Negras de Sergipe e do Movimento Negro Unificado (MNU), Josineide Dantas.

Fotos 1 e 4: Gilton Rosas

Fotos 2 e 3: Luciana/Ascom parlamentar