CRESS-SE participa de Encontro do ministro Márcio Macedo com movimentos sociais

Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), a presidente Dora Rosa Horlacher, o vice-presidente Wallison Hipólito e as conselheiras Carolina Sampaio e Natália Dalto, participaram na última sexta-feira, 19, de Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Na oportunidade, diversas entidades e representantes de movimentos sociais puderam apresentar suas pautas de reivindicações, como representantes da Fetase, CUT, CDJBC, Sintufs, Sindiprev, IFS, Sindasse, do Movimento em Defesa pelo Piso Salarial, das Marchas das Margaridas e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos.

Durante o encontro com o ministro, a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa, se manifestou defendendo a necessidade do piso salarial para assistentes sociais; concursos públicos e o cumprimento da Lei das 30h para assistentes sociais de instituições federais. “Agradeço ao ministro por ter nos recebido. Estamos com muita esperança com relação a este governo, pois foi no Governo de Lula que foi potencializado a participação dos/as assistentes sociais à frente das políticas públicas. Uma demanda histórica é a do piso salarial e outra questão é lutarmos pela Lei das 30horas, que é uma lei federal e os órgãos não respeitam essa carga horária”, explicou.

O assistente social do SINDIPREV, Júlio Cesar, ressaltou aspectos fundamentais da luta pelas 30h e entregou documentos deste tema. “Precisamos de uma resposta o quanto antes para essa demanda nossa, que é um direito nosso, mas que ainda não foi implementado. Pedimos a compreensão para o nosso piso salarial e para a Lei das 30 horas”, destacou.

O ministro Márcio Macedo informou aos assistentes socais sobre as dificuldades referentes ao piso e a importância de organização dessa pauta e se comprometeu em levar ao Ministério de Gestão e ao Ministério de Planejamento a pauta das 30h para análise e verificar com os respectivos gestores possíveis encaminhamentos para implementação.