Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS-SE realiza Roda de Conversa sobre benefícios previdenciários em Nossa Senhora de Lourdes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Encerrando a programação em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social 2023-2026”, realizou na manhã desta quarta-feira, 24, uma Roda Conversa em Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

Com o tema “Diálogos sobre benefícios previdenciários e a atuação do serviço social no INSS”, o encontro teve como facilitadora a assistente social do INSS, mestra em Serviço Social/UFS e conselheira do CRESS-SE na Gestão 2020-2023, Rita Regina.

A Roda de Conversa teve a abertura com o conselheiro do CRESS-SE e secretário municipal de Assistência Social de N. Sra. de Lourdes, Ricardo Marques, que fez uma breve Retrospectiva das ações realizadas pela Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”.

“Nesses três anos de Gestão, realizamos a intensificação da Fiscalização e visitamos 56 municípios sergipanos. Mesmo durante a pandemia, conseguimos aumentar o número de visitas comparado a anos anteriores. Enquanto nos anos de 2016 a 2019, as visitas eram entre 9 e 20 visitas por ano, nos anos de 2020, realizamos 49, em 2021 foram 106 visitas e 91 visitas em 2022. Também foi nessa gestão que conseguimos conquistar a compra da sede própria do CRESS-SE, realizamos concurso público e também reforçamos as ações em defesa de Lei 13.935, para inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas”, explicou o conselheiro.

Durante o debate, Rita Regina apresentou os principais benefícios previdenciários e destacou a importância do CRESS-SE discutir essa temática com a base, que trabalha junto ao usuário também na previdência. “É essencial fazer com que eles tenham a percepção de que forma podem prestar assessoria para que o usuário chegue ao INSS da forma mais correta e com menos entraves para a concessão dos benefícios. Porque o mesmo usuário que está na Assistência é o que está na Saúde e é o que vai para o INSS. Portanto, esse usuário precisa ter a noção de que o direito é dele e que ele precisa acessar esse direito. Muito importante discutir com profissionais da rede socioassistencial sobre o seu papel para orientar o cidadão e perceber os entraves, quais os direitos e formas de acesso e se relacionar em rede, que é uma das coisas que o assistente social tem mais interesse de fazer em todas essas políticas”.

Estiveram presentes no evento a prefeita de Cedro de São João, Layana Costa; os conselheiros da Gestão 2023-2026, Amanda Araújo e Antônio Braz; a assessora técnica do CRESS-SE, Jéssica Nunes, além de assistentes sociais e outros profissionais de N. Sra. de Lourdes, Japoatã, Canhoba, Cedro de São João, Itabi, Gararu, Graccho Cardoso e outros municípios da região.

A prefeita de Cedro, Layana Costa, agradeceu ao conselheiro Ricardo e a Prefeitura de Lourdes pelo convite. “A gente tem sempre que estar se capacitando, trazer os nossos técnicos para a capacitação. Sabemos a importância do Serviço Social dentro de todos os circuitos dos serviços públicos, desde na Educação, Assistência Social, até na Saúde. Então é um profissional que circula dentro de tudo isso e que vê a realidade in loco de todos esses beneficiários. A previdência pública vem passando por muitas modificações, por isso a gente precisa dessa atualização e que os nossos profissionais entendam um pouco do seu serviço para que tudo seja feito de uma forma mais simplificada e que a gente consiga ao final o resultado positivo a quem nos procura”.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br