Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS-SE reúne Assistentes Sociais de Sergipe em Assembleia Geral e lança novo site

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), na gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” (2020-2023), realizou uma Assembleia Geral com os/as Assistentes Sociais de Sergipe, nesta quinta-feira (11). O evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev-SE). Ocorreu ainda o Lançamento Oficial do Novo Site do CRESS-SE, que estará em funcionamento a partir de segunda (15).

Na abertura da Assembleia, a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, agradeceu a participação da categoria e destacou o esforço da gestão para melhorar o atendimento, a fiscalização e as ações realizadas pelo Conselho.

A convite do CRESS, o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) participou da Assembleia e dialogou com a categoria para tirar dúvidas sobre como está o andamento do Projeto de Lei 288/2021, de sua autoria, que tramita da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e busca estabelecer o piso salarial dos/as assistentes sociais do estado. O convite ao parlamentar foi feito devido as inúmeras indagações que o CRESS tem recebido nas redes sociais sobre como está a tramitação e encaminhamento do projeto na Alese. O objetivo foi esclarecer e informar a categoria e também para o CRESS buscar outras formas de pressão para a aprovação desse Projeto.

Para o deputado, é preciso valorização profissional que vai além do piso salarial. “É preciso primeiro oferecer e estimular a formação profissional continuada e permanente para garantir a qualidade do serviço. Segundo, é preciso que se garantam condições atrativas de carreira, para atrair novos profissionais e fazer com que continuem na profissão. Em terceiro lugar, é essencial ter condições dignas e efetivas de trabalho. E em quarto lugar, o piso salarial, pois não há como falar em valorização profissional sem um piso mínimo. A ideia do Projeto é fixar em Sergipe um valor mínimo para os salários dos/as assistentes sociais”, destacou Iran.

Sobre o Projeto, o parlamentar reforçou que foi realizado o Protocolo de apresentação do Projeto de Lei, houve uma rodada de discussão na Alese com os parlamentares, reunião com o presidente e também a solicitação para discutir com as entidades e sindicatos. O presidente da Alese, Luciano Bispo, se comprometeu e marcou audiências com as secretarias, como a Seias e a Secretaria de Administração do estado.

Lançamento do site
O lançamento do novo site do CRESS-SE foi realizado durante a Assembleia com a apresentação da nova estrutura, novo layout e novos serviços que estarão disponíveis para a categoria, como emissão de boletos e declarações, consulta de Documentos de Identificação Profissional (DIPs), consulta de Inscrições e Cancelamentos, além de atualização dos dados cadastrais. A apresentação do novo site foi realizada pelo webdesigner do CRESS Sergipe, Naldo Santos, que tirou as principais dúvidas da categoria.

“Estamos aqui para ratificar que essa gestão do CRESS tem buscado ouvir as demandas da categoria e proporcionar aquilo que é de direito. O nosso site não atendia as principais demandas da categoria e agora estamos disponibilizando vários serviços online que o profissional pode acessar 24 horas. Alguns serviços continuam as questões dos prazos, porque somos uma Autarquia Federal, mas a facilidade é que muitos serviços o próprio assistente social pode acessar o site e consultar”, reforçou a presidente Dora Rosa.

Prestação de Contas
Ainda durante a assembleia, a conselheira Rita Regina fez a apresentação da Prestação de Contas do CRESS em 2021. Segundo a conselheira, no comparativo com o ano de 2020, o Conselho conseguiu um superávit positivo na arrecadação. Em 2020 foi arrecadado R$ 752.949,27, já em 2021 foram R$ 845.548,28.

Com relação as despesas, em 2020, o CRESS teve R$ 628.886,33 como valor total de despesas e em 2021, foram R$ 644.784,76, sendo que em 2021, 50,16% das despesas foram com a folha de pagamento dos funcionários, assessorias e fornecedores. “Um dos fatores para o superávit foi a Campanha de Combate à Inadimplência realizada pelo CRESS. Além disso, fizemos redução de despesas durante a pandemia, quando foram negociados alguns serviços e também a economia de gastos no período que o CRESS ficou fechado”, destacou Rita Regina.

Ações Políticas
O conselheiro Aloísio Júnior apresentou durante a assembleia um resumo das ações políticas do CRESS, destacando as principais atividades, ações e eventos que o CRESS participou ou realizou em 2021. Dentre os destaques, Aloísio reforçou a defesa pela inserção dos/as assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas, através de envio de carta aberta aos gestores e da criação do Comitê Sergipano, além de reuniões com instituições pela defesa da vacinação contra a covid-19 para profissionais do SUAS. “Solicitamos a Secretaria de Estado, a Prefeitura de Aracaju e a Fames que fossemos vacinados. Também realizamos diversos cursos e lives para a categoria, dentre outras atividades”.

Eleição de delegados/as para Encontro Nacional
Ao final da Assembleia, foram feitos os repasses de informações sobre o XXIX Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS, realizado no período de 29 a 31 de julho, em Recife/PE e também a eleição dos/as Delegados/as da base para o 49º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que será realizado de 7 a 11 de setembro de 2022, em Maceió/AL.

A eleição foi realizada democraticamente através do voto de cada assistente social presente. Foram eleitos/as os/as delegados/as para representar a base: Paulo Félix, Karen Lícia e Ana Paula Cristo. Já a assistente social Taira ficou como suplente.

Elogios da categoria
Ao final da assembleia, profissionais tiveram momentos de fala e aproveitaram para parabenizar a atuação da atual gestão do CRESS. “Parabenizo o CRESS porque estamos vendo muito mais a fiscalização e realmente é interiorizada, vemos em muitos municípios as agentes fiscais presentes. E isso foi intensificado sem aumentar a anuidade, mesmo com os preços das coisas aumentando. O CRESS não fechou as portas, fechou por um momento crítico da pandemia, mas depois reabriu”, afirmou o assistente social Júlio César.

Para o assistente social Paulo Félix, professor e chefe do Departamento de Serviço Social da UFS e vice-presidente da Abepss Nordeste, “quando as apresentações mostram os conjuntos de ações que o Conselho conseguiu realizar a partir dos recursos que foram adquiridos em 2021, isso mostra a importância dos valores que pagamos na anuidade. Sabemos que a anuidade deveria ser em consonância com o valor salarial que recebemos. A pauta do piso salarial, por exemplo, é uma pauta sindical e não do Conselho, mas o CRESS vem atuando e não tem se furtado em somar esforços para fortalecer essa luta pelo piso”.

“Sempre acompanho o CRESS, curto tudo que o CRESS publica e sempre sou muito bem recebida e bem atendida no Conselho. Essa é a gestão que eu pedi, mandei email e todos me respondem prontamente. Precisamos ser uma categoria unida para fortalecer cada vez mais nosso conselho”, disse a assistente social Ana Paula Cristo.

Nota de Repúdio

As/os assistentes sociais presentes na Assembleia Geral também aprovaram uma nota de repúdio pela destituição da Referência Técnica (RT) do Serviço Social do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).