Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Evento discute cidadania LGBT

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho LGBT, entidades de direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexual e Transexual realizam em Sergipe a 1ª Semana da Consciência LGBT. O evento será aberto no dia 22 de novembro, às 19h, no Centro de Criatividade de Sergipe.

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o evento acontecerá na Sociedade Semear, rua Vila Cristina, n°148, com palestras, entrega do Troféu Dr. Eduardo Barbosa e lançamento do livro Viagem Solitária – Memória de um Transexual 30 anos depois, do professor Nery, primeiro transhomem operado no Brasil.

A obra será lançada no dia 05, às 14h, na Sociedade Semear. O livro autobiográfico conta a história de João Nery, que no final da década de 70 fez uma cirurgia de mudança de sexo. No livro, o autor relata as dificuldades quanto à mudança do nome e a conquista da paternidade.

O evento é organizado pela Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhons), Unidas, Movimento de Lésbicas de Sergipe (Mols) e União de Negros pela Igualdade (Unegro). As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, na sede da Adhons, Rua Santo Amaro, n° 59, Sala 16, no Centro de Aracaju.

A comunidade LGBT engloba pessoas de todos os níveis, raças e nacionalidade que lutam por igualdades de direitos. Já existem algumas políticas públicas em tramitação e outras já efetivadas para essa comunidade, como por exemplo, o acesso à saúde pública, onde foi feito pelo ministro da saúde José Gomes Temporão, de que o Sistema Único de Saúde (SUS) realizará a cirurgia de mudança de sexo gratuitamente. Isto pode ser considerado um salto no tocante às políticas voltadas para a comunidade LGBT. Em outros países esse tipo de operação é considerado comum e realizado há bastante tempo.

Esta população reivindica atendimento às necessidades consideradas específicas, como por exemplo, o combate à epidemia HIV/Aids, maior atenção para com doenças sexualmente transmissíveis e com a saúde mental, além dos devidos cuidados contra a agressão física. É no contexto da atual conjuntura da sociedade capitalista, que emergem as instituições da categoria do Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), tendo como finalidade a luta por políticas públicas e pela consagração dos direitos sociais.

“O Serviço Social precisa trabalhar de forma a ampliar os sistemas de garantias de direitos da população LGBT, respeitando a diversidade, a autonomia e a pluridade de idéias e opiniões, eliminando toda e qualquer forma de preconceito e/ou discriminação, agindo de acordo com o que preconiza o Código de Ética Profissional, através dos seus princípios fundamentais. E, dentro desta perspectiva, é fundamental buscar desenvolver um trabalho em rede, articulando a intersetorialidade entre as políticas públicas, sejam elas nas áres de saúde, educação, assistência social, trabalho, justiça, entres outras. Atuar de forma incisiva na cobrança ao poder público por políticas e leis que garantam a os direitos e a cidadania desta população também é um importante papel do(a) assistente social.”, pontuou a Assistente Social e Conselheira do CRESS/SE, Clousevânia de Souza Marinho.

Consciência LGBT

Inicialmente, a sigla utilizada para identificar o grupo de pessoas que sentem afetividade por outras do mesmo sexo era GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes). Com o desenvolvimento do movimento contra a Homofobia e da livre expressão sexual, a sigla GLS foi modificada para GLBS (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes), e posteriormente mudada para GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros) e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros). A alteração da sigla GLBT para LGBT foi aprovada na primeira Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília entre os dias cinco e oito de junho de 2008. Esta mudança foi concretizada a fi m de valorizar as lésbicas na sua orientação sexual, levando em consideração o histórico de discriminação que a mulher sofre pelo fato de ser mulher.

O movimento homoafetivo brasileiro não é uma entidade e nem um órgão, mas sim, uma manifestação sociopolítica e cultural com o objetivo de reconhecer a diversidade sexual humana e lutar pela igualdade de direitos diante da lei brasileira. Esse movimento não tem uma data exata do seu início, mas pode-se inferir que as manifestações contra este preconceito datam da década de quarenta, com ênfase na década de setenta.

É importante enfatizar que, a homoafetividade não é crime nem doença, ilegal é a discriminação. Segundo nossa Constituição Federal de 1988, somos todos iguais, deste modo, podemos dizer que existe 73 leis orgânicas de municípios, e 03 constituições estaduais que proíbem a discriminação por orientação sexual.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br