CRESS-SE marca presença em Workshop e Seminário Internacional sobre os fundamentos do Serviço Social no Mundo

Nos dias 8 e 9 de março, a conselheira presidente do Conselho Regional de Serviço Social Região – 18º Região, Vera Núbia, participou de dois eventos organizados pelo Conselho Federal de Serviço Social,  CFESS em parceria com entidades internacionais (Federação de Tralhadores Sociais e International Federation oF social Workers , FITS/IFSW e International Association of Schools of Social Work , AIETS/IASSW), discutiram mecanismos para a construção de uma definição que apontasse pela fundamentação do Serviço Social em  todo o Mundo, mesmo  dentro da diversidade e particularidade de cada país .

Vera Núbia com participantes do Workshop e Simpósio
O primeiro evento foi marcado pelo Workshop, com  o tema  – “Definição Mundal do Serviço Social” –  desenvolvido a partir de três mesas, divididos nos turnos da manhã e  tarde, no dia 8, tendo continuidade no dia 9 de março, pela manhã.
Os participantes do Workshop discutiram em torno da Contextualização histórica da definição do Serviço Social pela Federação Internacional de Trabalhadores Sociais , FITS, sobre o posicionamento da América Latina  na definição do Serviço Social pela FITS/IFSW e a organização para definições, comentários e valores, formando uma reunião de trabalho que possibilitou a sistematização de todas as discussões ocorridas neste espaço de formação.
No dia 9 de março, pela tarde, deu-se início ao Simpósio Internacional  sobre os Fundamentos e Perspectivas do Serviço Social no Mundo: Trabalho e Formação Profissional, com a presença  de representações  brasileiras marcadas pelo CFESS, pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social, ABEPSS e  a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, ENESSO.
Das organizações internacionais que se fizeram presentes temos a  FITS/IFSW, AIETS/IASSW e  a Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, ALAEITS.
O Simpósio se organizou com síntese  do Workshop, a partir das sugestões e impressões das Entidades sobre os processos de discussão.  Neste evento ficou sugerida a inclusão da língua portuguesa nos documentos oficiais da FITS/IFSW e AIETS/IASSW, bem como o convite para que o  CFESS possa se integrar ao Comitê Executivo das organizações acima citadas.
Para Vera Núbia,  esses eventos mostraram a importância da apropriação do cenário internacional na definição sobre a realidade teórica e de atuação do Serviço Social ao redor do mundo, que interfere diretamente no cotidiano dos profissionais da área.
“Vamos buscar uma apropriação qualificada no interior da gestão sobre a questão das relações internacionais, cada vez mais premente para o conjunto CFESS/CRESS, vamos buscar inserir na agenda política do CRESS/SE essas e outras questões que interferem (ou interferirão) no cotidiano da gestão”.  afirma Vera Núbia.