Nos dias 8 e 9 de março, a conselheira presidente do Conselho Regional de Serviço Social Região – 18º Região, Vera Núbia, participou de dois eventos organizados pelo Conselho Federal de Serviço Social, CFESS em parceria com entidades internacionais (Federação de Tralhadores Sociais e International Federation oF social Workers , FITS/IFSW e International Association of Schools of Social Work , AIETS/IASSW), discutiram mecanismos para a construção de uma definição que apontasse pela fundamentação do Serviço Social em todo o Mundo, mesmo dentro da diversidade e particularidade de cada país .
O primeiro evento foi marcado pelo Workshop, com o tema – “Definição Mundal do Serviço Social” – desenvolvido a partir de três mesas, divididos nos turnos da manhã e tarde, no dia 8, tendo continuidade no dia 9 de março, pela manhã.
Os participantes do Workshop discutiram em torno da Contextualização histórica da definição do Serviço Social pela Federação Internacional de Trabalhadores Sociais , FITS, sobre o posicionamento da América Latina na definição do Serviço Social pela FITS/IFSW e a organização para definições, comentários e valores, formando uma reunião de trabalho que possibilitou a sistematização de todas as discussões ocorridas neste espaço de formação.
No dia 9 de março, pela tarde, deu-se início ao Simpósio Internacional sobre os Fundamentos e Perspectivas do Serviço Social no Mundo: Trabalho e Formação Profissional, com a presença de representações brasileiras marcadas pelo CFESS, pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social, ABEPSS e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, ENESSO.
Das organizações internacionais que se fizeram presentes temos a FITS/IFSW, AIETS/IASSW e a Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, ALAEITS.
O Simpósio se organizou com síntese do Workshop, a partir das sugestões e impressões das Entidades sobre os processos de discussão. Neste evento ficou sugerida a inclusão da língua portuguesa nos documentos oficiais da FITS/IFSW e AIETS/IASSW, bem como o convite para que o CFESS possa se integrar ao Comitê Executivo das organizações acima citadas.
Para Vera Núbia, esses eventos mostraram a importância da apropriação do cenário internacional na definição sobre a realidade teórica e de atuação do Serviço Social ao redor do mundo, que interfere diretamente no cotidiano dos profissionais da área.
“Vamos buscar uma apropriação qualificada no interior da gestão sobre a questão das relações internacionais, cada vez mais premente para o conjunto CFESS/CRESS, vamos buscar inserir na agenda política do CRESS/SE essas e outras questões que interferem (ou interferirão) no cotidiano da gestão”. afirma Vera Núbia.