CRESS celebra os Povos Originários

O Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, é uma data em que se homenageia os povos originários e tem o objetivo de lembrar a importância da diversidade cultural, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos.

Essa data também é um momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito ao povo indígena brasileiro e pela manutenção de seus direitos. A assistente social Elenice Bezerra, reside na comunidade indígena da etnia Xokó, localizada na Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha (SE), relata que em sua comunidade, o Serviço Social abriu portas e ampliou a garantia de direitos, sempre de mãos dadas com as lideranças local. “Acredito que o Serviço Social em comunidades indígenas, promove principalmente, o protagonismo desses povos, respeitando os costumes e tradições, e potencializando os saberes”, destaca.

Elenice Bezerra chama a atenção para a contribuição do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) “O Conselho reforça com a luta do povo Xokó, a partir do momento que dá direito de vez e de voz a um Indígena, dessa forma fortalece que todos os outros sejam ouvidos”.

Ainda de acordo com a assistente social indígena, o Serviço Social atua também, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário, “para que, principalmente os jovens, quando precisarem sair da comunidade para as Universidades das grandes cidades, por exemplo, não se percam de sua identidade e nem tampouco, sintam medo de afirmar que são indígenas por receio de sofrer preconceito, que estejam firmados na força de sua cultura. Então através do CRAS, é realizado um trabalho com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencer nesses jovens, enraizado a história de Luta e Resistência dos Povos Indígenas do Brasil, com ênfase na luta do povo Xokó, ao qual pertenço”, diz com orgulho.

A assistente social Elenice Bezerra, da etnia Xokó

Dia do Índio

A data 19 de abril foi criada durante o Estado Novo em 1943, com o nome de Dia do Índio, mas em 2022, houve a alteração do nome, que passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas, a partir da aprovação e sanção da Lei 14.402/22.  A mudança, segundo lideranças, representa uma correção no termo para abranger a pluralidade dos povos, que soma mais de 1,7 milhão de brasileiros e 305 etnias.

O uso da palavra ‘índio’ remetendo aos povos originários brasileiros surgiu no período da colonização, quando Colombo achou que havia chegado às Índias e deu esse o nome dos povos nativos das Américas.

Primeira Imagem: de a href=httpsbr.freepik.comfotos-gratisvista-lateral-homem-idoso-com-fortes-caracteristicas-etnicas_51243982.htm#query=indigena&position=28&from_view=key

Segunda Imagem: Arquivo Pessoal