Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Conselheiros do CRESS-SE participam da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Os conselheiros do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Indiana Vieira, Aloísio Júnior e Kátia Ferreira, participaram da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada na última quarta (20) e quinta (21), pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão (Seias) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

O evento foi realizado de forma online com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A conselheira Indiana, que representou como delegada os/as trabalhadores/as do SUAS durante a Conferência Estadual, também foi eleita para representar os/as trabalhadores/as do SUAS de Sergipe na Conferência Nacional. “Precisamos defender os/as trabalhadores/as para além dos espaços sócio-ocupacionais, defender as nossas condições éticas e técnicas de trabalho, defender o financiamento, além de cobrar melhores condições de trabalho para que os serviços sejam executados conforme a política de assistência”, disse Indiana, que participou do Eixo 4, e além de conselheira do CRESS-SE, é trabalhadora do SUAS há oito anos em Estância, e filiada ao Sindseme (Sindicato Municipal dos/as servidores/as públicos/as de Estância).

Já o conselheiro Aloísio, também representou os trabalhadores do SUAS como delegado, pelo município de Nossa Senhora do Socorro. No primeiro dia, ele participou do Eixo 3, com o tema Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários. “No primeiro dia, fiz contribuições nas propostas, tanto para o Estado, quanto para a União, as quais foram aprovadas”.

No segundo dia, além de representar os trabalhadores como delegado, o conselheiro Aloísio fez uma fala representando o CRESS Sergipe, durante o Ato virtual, em defesa do SUAS. “É preciso reforçar a necessidade do financiamento público para essa política. Existem cortes pelo governo federal com relação ao orçamento da Assistência Social. O estado de Sergipe repassa, mas muito pouco em relação à demanda da população dos municípios. O estado precisa ainda cumprir o pacto de aprimoramento que foi discutido em reunião entre os municípios e o estado e avançar no cofinanciamento dos benefícios eventuais”.

Durante sua fala, o conselheiro Aloísio frisou ainda sobre a necessidade do estado sancionar a Lei do SUAS, que foi construída pela equipe da Seias e discutida pelo Conselho Estadual de Assistência Social há alguns anos, mas que está engavetada. “Precisamos regulamentar o SUAS em Sergipe, até pelo momento atual de desmontes das políticas públicas. É importante regulamentar para que o Estado possa assessorar os municípios”, informou Aloísio, reforçando ainda sobre a importância da realização de concursos públicos e salários dignos para os trabalhadores do SUAS. Acrescentou também sobre a necessidade de implantação da República a qual o Estado foi contemplado há anos mas não efetivaram o serviço, além do CAPACITASUAS, que o Estado está desde 2014 com recurso para execução, mas não executou. Ele também pediu que a vice-governadora, Eliane Aquino, levasse essas questões para o governador do Estado, Belivaldo Chagas, pra assumir esse compromisso com a política de assistência social.

E a conselheira do CRESS-SE, Kátia Ferreira, que é vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), representou a Secretaria Estadual de Inclusão e Assistência Social (Seias) e participou da comissão organizadora da conferência, que foi transmitida pelo YouTube da Seias.

Além do tema central da conferência, tiveram cinco eixos temáticos, que são:
EIXO 1:
A proteção social não contribuitiva e o princípio da equidade com paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública Emergências.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br