Centro Sul Sergipano recebe Oficina Regionalizada do CRESS-SE em Lagarto

Os/as assistentes sociais do Centro Sul Sergipano tiveram a oportunidade de participar da Oficina Regionalizada do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), nesta quarta-feira (25), na cidade de Lagarto. O evento aconteceu no espaço Entre e faz parte da programação do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio.

Esta é a terceira oficina do CRESS-SE realizada de forma inédita no interior. Desta vez, a palestrante foi Rosely Anacleto de Jesus Morais de Almeida, assistente social da SMS e FHS; doutoranda em Psicologia pela UFS, e mestre em Serviço Social pela UFS.

Com o tema: “Expressões do racismo institucional nos principais espaços sócio-ocupacionais dos Assistentes Sociais”, a palestrante Rosely Anacleto falou sobre como o racismo está presente em diversos espaços que os/as assistentes sociais atuam.

“Precisamos fazer uma autocrítica, trazer essa temática para dentro das instituições as quais trabalhamos e como, muitas vezes de forma inconsciente, a gente vai reproduzindo o racismo, porque nós temos mentes ainda colonizadas. Se a gente parar para pensar foram 400 anos de colonização. Então, proporcionalmente, o tempo é muito pequeno para uma democracia racial. E essa foi a ideia que nos venderam e que compramos, é com ela que nós vivemos e são elas que estruturam as políticas públicas que nós operacionalizamos. Mas o momento histórico, o nosso compromisso ético político, requer de nós um outro olhar, mais profundo, para as expressões raciais, que transbordam do racismo estrutural para as instituições e atingem as nossas relações”, explicou Rosely.

Ainda durante a sua fala, a palestrante destacou a atuação do CRESS Sergipe. “Tenho a impressão de que essa gestão vem saldando, dentro do possível, um débito histórico com a categoria, que é de se aproximar da base, de descentralizar a nossa instituição maior”.

Abertura
As/os assistentes sociais foram recepcionadas/os ao som do saxofonista Cassio Roniere e com a apresentação musical da assistente social Amanda Carmo. A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do CRESS Sergipe, Wallison Hipólito, que deu as boas-vindas ao participantes.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher; a assistente social e trabalhadora do SUAS da região Centro Sul, Lara Cintia; a assistente social de Lagarto, Fabricia Paz; o presidente do Coegemas-SE e secretário de Assistência Social de Lagarto, Valdiosmar Vieira; e Adriana Muniz, representante da Marijosa em Lagarto.

“Quero saudar a todas colegas assistentes sociais e dizer que é uma alegria estar aqui neste dia. Nós que sempre atuamos no interior, sentíamos que o CRESS era da capital, um CRESS que não era do solo sergipano como um todo. E quando a gente vê na programação do CRESS e esse momento se concretizando aqui hoje, o CRESS chegando ao interior, em diversas regiões, é a categoria se misturando de fato. Também quero registrar que o CRESS Sergipe tem representado não Dora, mas toda uma categoria quando se insere na luta pelos nossos direitos, onde tem discussão na categoria profissional tem o CRESS Sergipe”, enfatizou a assistente social Lara Cintia durante a abertura.

Valdiosmar Vieira e Fabrícia Paz também reforçaram a atuação do CRESS e a importância do Regional trazer esses debates para o interior. “Hoje nos sentimos representado enquanto coletivo de profissionais do Serviço Social”, destacou Valdiosmar.

A presidente do CRESS Sergipe fez o seu pronunciamento ressaltando as ações realizadas pelo Conselho na atual gestão, acrescentando principalmente as visitas de fiscalizações que foram reforçadas no interior. “Em plena pandemia, o CRESS precisou reforçar as visitas, pois a maioria das profissionais da Assistência e da Saúde estavam sendo cobradas com atribuições indevidas. Não tinha EPI, não fomos priorizados na vacinação. Então resolvemos ir até o interior e entramos com ações na justiça”, disse Dora Rosa, destacando ainda que o CRESS irá realizar modernização do site, realizou concurso público para melhorar o atendimento e manteve o valor da anuidade nos últimos dois anos.

Ao final do evento, a Marijosa realizou um sorteio entre os/as profissionais para realização de curso de qualificação profissional. Participaram do evento a assistente social e conselheira do CRESS Sergipe, Izabel Almeida, além dos/as assistentes sociais de Lagarto, Poço Verde, Aracaju, Salgado, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Simão Dias e Pinhão.