Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Assistentes Sociais participam de Marcha em Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram
Com 57 das 59 universidades federais brasileiras em greve, além dos 37 institutos federais e centros de educação tecnológica, servidores/as públicos/as de várias categorias se uniram nesta quarta-feira, 18 de julho, em uma marcha unificada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Com cerca de 8 mil participantes, a mobilização tomou conta das seis faixas de trânsito da via, parando a capital do país. O CFESS também esteve na luta, representado pelas conselheiras Sâmya Ramos, Kátia Madeira, Juliana Melim e Ramona Carlos.

Assistentes Sociais presentes na luta por valorização do serviço publico federal
Com centenas de faixas, bandeiras e cartazes, os/as manifestantes exigem a abertura de negociação sobre reajuste salarial com o governo da presidente Dilma Roussef. No entanto, o objetivo não é somente esse. “Nossa pauta de reivindicações enquanto servidores/as é fundamental, porém também estamos aqui para defender a educação pública e de qualidade para todos/as”, explicou o assistente social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conselheiro do CRESS-RJ, José Rodolfo da Silveira.
Durante a caminhada pela Esplanada dos Ministérios, os expressivos grupos de estudantes gritavam “a nossa luta unificou, é estudante, funcionário e professor”, enquanto mais à frente outros/as completavam: “a nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”. Na dianteira da marcha, servidores protestaram: “negocia, Dilma!”.
Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a marcha simboliza a luta dos/as trabalhadores/as por condições dignas de trabalho para todos/as, na perspectiva da garantia de um serviço público de qualidade para a população brasileira. “A mobilização de professores/as, estudantes e técnico administrativos também fortalece a greve das instituições de ensino, na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade”, ressaltou a conselheira.
Greve na Educação
Para o Conselho Federal, a greve expõe questões centrais do processo recente de expansão do ensino superior no país. De um lado, a tendência à mercantilização – com investimentos do Estado sendo transferidos para as empresas privadas da Educação; de outro, a expansão do ensino público, que não vem sendo acompanhada de investimentos que permitam às instituições federais de ensino crescer de modo a garantir a qualidade e a valorização dos/as trabalhadores da área.
“A luta do movimento é mais do que justa; é uma luta desta e das futuras gerações. É hora de convocar os/as assistentes sociais de todo o país a participarem dessa mobilização”, completou a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.
Na mesma direção, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e assistente social Augusto Vieira destacou que os/as participantes da marcha estavam ali para, fundamentalmente, defender um serviço público de qualidade. “No caso dos/as professores/as, a luta é pela reestruturação da carreira, pois, se queremos uma universidade de qualidade, isso exige a valorização dos/as trabalhadores/as. Estamos na luta e dispostos a negociar!”, afirmou o professor.
O conselheiro do CRESS-GO, George Ceolin, também presente à marcha, enfatizou que essa foi uma das maiores mobilizações dos/as trabalhadores/as no governo Dilma. “Queremos mostrar a esse governo comprometido com o capital internacional que somente com a valorização do serviço público é que teremos uma educação emancipatória em nosso país, trabalhadores/as na luta sempre!”, conclamou.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br