Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

16 anos da Lei Maria da Penha: CRESS-SE destaca importância do/a assistente social no combate à violência contra a mulher

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completa 16 anos, neste domingo, dia 7 de agosto. Por ser uma das bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS, que defende o fortalecimento da lei como instrumento de combate à violência contra a mulher, a gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023” do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), destaca a importância da categoria de Serviço Social, formada em sua maioria por mulheres, buscar em seu cotidiano profissional romper com a naturalização da cultura da violência de gênero e disseminar a igualdade e o respeito.

A violência doméstica e familiar atingiu mais de 17 milhões de mulheres em 2021, segundo o Instituto Datafolha e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Uma em cada três mulheres no mundo todo está em situação de violência dentro de casa, agredida pelo parceiro, pelo pai, pelos irmãos, por familiares, pelo namorado ou qualquer pessoa com quem a mulher conviva.

Em Sergipe, só em 2021, foram registrados 20 casos de feminicídio, que é o assassinato de mulheres por conta do gênero. Desses casos, 25% foram na capital sergipana. Esses dados foram divulgados no relatório da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Sergipe.

Enquanto Assistentes Sociais, devemos seguir atuando no atendimento a essas mulheres, buscando contribuir para que haja suporte e apoio na garantia e na defesa de seus direitos.

⏭️ Sobre Maria da Penha
Nascida em 1945, Maria da Penha é natural do Ceará. Durante o seu casamento com o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, ela sofreu diversas agressões. Em um desses episódios de violência, ela ficou paraplégica. Ao criar coragem para denunciar o agressor, ela esbarrou na falta de apoio legal. Em 1994, Maria da Penha lançou o livro ‘Sobrevivi…posso contar’, onde narra a história do relacionamento abusivo que vivenciou.

Saiba como denunciar atos de violência:

Ligue para:
180 – Central de Atendimento à Mulher
100 – Direitos Humanos
190 – Polícia Militar
181 – Disque Denúncia

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br