O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos neste dia 19 de setembro. A data relembra o dia em que a Lei Orgânica da Saúde (Lei Nº 8080/1990) foi sancionada.
O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) reforça a importância do SUS para o direito à saúde pública de qualidade para todas/os cidadãs/ãos, principalmente no atual cenário de pandemia que vivemos. O SUS surge como fundamental instrumento de enfrentamento à Covid-19 para atender à população, realizar as testagens e, principalmente, imunizar toda a população.
Os/as assistentes sociais, presentes em diversos espaços da área da saúde, também são atores importantes para garantir o direito à saúde, que está pautada nas Políticas de Seguridade Social do projeto ético-político da categoria.
Neste aniversário do SUS temos muito o que comemorar pelo que já foi feito, porém, ainda há ainda muito a ser feito e os desafios que se apresentam são enormes.
O SUS salva vidas e é de todas e todos. Defendê-lo é defender nosso passado, presente e, principalmente, nosso futuro como sociedade livre, justa e igualitária.
✊🏽✊🏿 VIVA O SUS!