Iniciou hoje o curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores”, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE), 18ª Região. O evento acontece na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros.
A iniciativa tem como objetivo refletir sobre os valores e princípios éticos que norteiam a profissão, contidos no Código de Ética Profissional, e incentivar a formação de agentes multiplicadores da ética no Serviço Social.
Participando ativamente do curso, a assistente social Erica da Silva Mendonça, formada há quase seis anos e atualmente atuando no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Barra dos Coqueiros, destacou suas expectativas com a capacitação: “Minha expectativa com o curso é a troca de experiências com as outras colegas profissionais e o aperfeiçoamento na questão ética e política da profissão”.
Ela ressaltou ainda a importância da reflexão promovida pelo curso para aprimorar a prática profissional: “Vou levar o fortalecimento da dimensão ética para poder aplicar isso na minha atuação no dia a dia, porque essa reflexão faz com que aprimoramos nossa prática”.
Outra participante, Elaine Santana, que atua na Equipe Multiprofissional da Saúde na Barra dos Coqueiros, destacou a importância da troca de experiências proporcionada pelo curso: “A expectativa é a troca de experiência e a atualização das nossas leis. O que para mim é Ética em Movimento é isso: o diálogo, a partilha de experiências, a troca de vivências profissionais”. Ela também pontuou que já havia participado de um curso de Ética há muitos anos e que agora está tendo a oportunidade de atualizar seus conhecimentos.
Abrindo o evento, a assistente social e facilitadora do módulo 1, Débora Rodrigues Santos, afirmou que a expectativa é que seja um momento de capacitação, mas também de troca de experiências sobre um tema fundamental para a profissão. “Que a ética esteja em movimento no exercício profissional das e dos assistentes sociais. Que tenhamos debates, reflexões e aprofundamentos sobre os valores que interferem em nossas escolhas e ações profissionais”, pontuou. Segundo ela, o curso é uma das melhores iniciativas do Conjunto CFESS/CRESS e proporcionará uma formação completa ao longo dos quatro módulos.
Durante o curso, os participantes receberam livros sobre os temas de cada módulo, contribuindo para um aprofundamento teórico e prático da discussão. Além disso, houve um intervalo para coffee break, momento que favoreceu ainda mais a interação entre os profissionais.
Módulos
Os encontros ocorrerão todas as sextas-feiras, de 21 de março a 11 de abril de 2025, sempre das 7h às 13h, com a seguinte programação:
- Módulo 1 – Ética e História
21 de março de 2025 | 7h às 13h
Objetivo: Compreender a história do pensamento ético e refletir sobre sua influência no cotidiano.
Facilitadora: Débora Rodrigues Santos - Módulo 2 – Ética e Trabalho Profissional
28 de março de 2025 | 7h às 13h
Objetivo: Refletir sobre a ética profissional e o projeto ético-político do Serviço Social à luz do Código de Ética da Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993).
Facilitador: Wallison Hipólito de Meira - Módulo 3 – Ética e Direitos Humanos
4 de abril de 2025 | 7h às 13h
Objetivo: Debater os direitos humanos e sua correlação com o projeto ético-político do Serviço Social.
Facilitadora: Liliana Aragão de Araújo - Módulo 4 – Ética e Instrumentos Processuais
11 de abril de 2025 | 7h às 13h
Objetivo: Conhecer os ritos e instrumentos do processo ético no âmbito do Serviço Social.
Facilitadora: Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida
Com uma programação diversificada e conteúdos essenciais para o aprimoramento profissional, o curso “Ética em Movimento” reafirma o compromisso do CRESS Sergipe com a qualificação e valorização da categoria.