Nesta quinta feira, dia 17 de maio, fazendo parte da programação da Semana dos/as Assistentes Sociais, tivemos apresentações de trabalhos e experiências profissionais de Assistentes Sociais, de Sergipe e de outros estados. Ao total, foram mais de 140 inscritos e 73 aprovados por uma Comissão Cientifica composta por Especialistas Mestres e Doutores, de diversas Universidades do Nordeste.
Com oito eixos temáticos, divididos em temas como – Estado e Democracia; Formação Profissional e Exercício Profissional; Política Social e Serviço Social; Ética , Direitos Humanos e Serviço Social; Questão Agrária, Questão Urbana e Questão Rural; Cultura e Comunicação; Etnia/Raça e Relações de Gênero – apresentados em trabalhos que poderiam trazer o relato de experiências profissionais, análises teóricas ou como resultado de projetos de pesquisas, os estudantes e profissionais vivenciaram um dia detroca de experiência e acúmulo teórico e pratico de saberes no Serviço Social.
Apresentando o trabalho sobre o latifúndio e seus impactos para a política agrária, o assistente social, Alexandro de Souza Gois, entende esse momento como um espaço de incentivo a produção acadêmica.
“A abertura desse espaço nos incentivou a fazer, elaborar e nos debruçar sobre algo que havíamos discutido como projeto de pesquisa, além de possibilitar a qualificação e o enriquecimento do nosso currículo acadêmico e profissional, e sobretudo, a troca de experiências e de conhecimento que um dia como esse pode nos proporcionar, “ afirma Alexandro Gois.
Para a Professora na Universidade Tiradentes (UNIT) e Conselheira do CRESS Sergipe, Conceição Alves, a tarde e a noite desta quinta pode mostrar o quanto os/as Assistentes Sociais estão se preocupando com sua formação profissional e seu compromisso em reverter isso para o beneficio da sociedade e dos usuários dos serviços que eles prestam.
“ É muito gratificante ver como os/as Assistentes Sociais estão unindo teoria e pratica , mostrando tudo que eles estão desenvolvendo, com todo o arcabouço teórico–metodológico, ético–político e técnico-operativo, mostrando sua preocupação não só com sua formação profissional, mas também com a utilização disso para o bem social. Neste momento assistimos uma comprovação disto, ” afirma Conceição Alves.
Hoje, 18 de maio, é o último dia da Programação da Semana do Assistente Social em Sergipe e o CRESS/SE convida a todos os profissionais e estudantes a participarem do encerramento da semana com a realização da Mesa Redonda: “Os desafios da organização da classe trabalhadora frente a atual conjuntura da crise do capitalismo”, que será realizada às 14:00h, no Auditório da antiga sede da OAB-SE. Na oportunidade também serão entregues todos os Certificados dos participantes da semana. Participem!