Dando continuidade à programação do curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores”, promovido pelo Conjunto CFESS/CRESS, o terceiro módulo foi realizado nesta sexta-feira, 4 de abril, na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros. Com o tema “Ética e Direitos Humanos”, o encontro reuniu assistentes sociais para refletir sobre a correlação entre os direitos humanos e o projeto ético-político do Serviço Social.
A facilitadora do módulo foi a assistente social e professora da Universidade Federal de Sergipe, Liliana Aragão de Araújo, que compartilhou sua experiência acadêmica e prática com a categoria. “Foi muito gratificante pra mim, enquanto professora e profissional de Serviço Social, discutir com outros profissionais, dividindo, compartilhando angústias, dores e alegrias do exercício profissional. Esse curso promovido pelo Conjunto CFESS/CRESS é muito importante para que possamos dialogar sobre o projeto ético-político, mas também sobre as angústias do dia a dia profissional. Estabelecer parcerias e fortalecer a sociabilidade é essencial para a nossa prática”, destacou.
Para a presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, “esse curso é mais uma importante ação promovida CRESS/SE em parceria com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), alinhada ao compromisso assumido desde o início da nossa gestão de fortalecer a formação e capacitação continuada das e dos assistentes sociais. Nosso objetivo é promover uma prática profissional cada vez mais qualificada e comprometida com os princípios do nosso projeto ético-político. Seguiremos investindo em iniciativas como essa, que criam espaços de diálogo e reflexão, neste caso com foco na ética e sua presença fundamental no cotidiano de trabalho nos diversos espaços sócio-ocupacionais em que atuamos”.
Durante o encontro, as discussões reforçaram a centralidade dos direitos humanos na atuação profissional e a importância de manter os princípios éticos como norteadores das decisões cotidianas. Para a assistente social Rose Santos, que atua no CAPS da Barra dos Coqueiros, o curso chegou em um momento oportuno. “É uma construção coletiva, de fortalecimento das lutas, especialmente para a atualização de conceitos, para que possamos, no dia a dia, fazer política pública. Ao final, nos tornamos multiplicadores desse saber, fortalecendo a categoria e a prática profissional nos diversos espaços de atuação”, pontuou.
Já a assistente social Edenia Ramos destacou a importância de manter a ética como elemento central, sobretudo diante das violações de direitos enfrentadas tanto pelos usuários quanto pelos trabalhadores. “Esse curso me trouxe uma reflexão profunda sobre como a ética deve estar presente no cotidiano, alinhada aos direitos humanos. A ética precisa ser um ponto em comum, mesmo diante da diversidade de atuações profissionais. Precisamos olhar para a teoria e aplicá-la na prática, mantendo o compromisso com os princípios do nosso projeto ético-político”, afirmou.
O curso “Ética em Movimento” segue com mais um módulo na próxima semana, encerrando um ciclo de formação que tem promovido trocas significativas, fortalecimento da categoria e reafirmação do compromisso com uma atuação ética, crítica e comprometida com os direitos humanos.
Módulo 4 – Ética e Instrumentos Processuais 11 de abril de 2025 | 7h às 13h
Objetivo: Conhecer os ritos e instrumentos do processo ético no âmbito do Serviço Social.
Facilitadora: Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida
O CRESS Sergipe reforça a importância da participação dos profissionais, contribuindo para a disseminação dos princípios éticos da profissão e fortalecendo o compromisso com a justiça social e os direitos humanos. Para mais informações, acompanhe as redes sociais do CRESS-SE.