CRESS-SE participa da Plenária Nacional CFESS-CRESS durante fim de semana

Neste sábado (4) e domingo (5), o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) participou das atividades da Plenária Nacional CFESS-CRESS. O evento, de caráter não deliberativo, substitui o Encontro Nacional devido à pandemia da covid-19. Participaram do encontro representando o CRESS Sergipe, a presidente Dora Rosa Horlacher, a conselheira Izabel Almeida e o conselheiro Aloísio Júnior. Segundo os conselheiros, participaram do evento os representantes de todos os CRESS do país, do CFESS e assistentes sociais convidados.

Durante a Plenária, foram debatidas as etapas de monitoramento das atividades do Conjunto CFESS-CRESS. Dentre os assuntos, a defesa da profissão e a conjuntura brasileira; pessoas com deficiência; o Serviço Social na Educação; além de discutir o tema do Dia da/o Assistente Social 2022.

Assistentes sociais e psicólogos/as na educação

O CRESS-SE ressalta a importância do lançamento do CFESS, juntamente com a Abepss, do Observatório Participativo do Serviço Social na Política de Educação Básica. O observatório terá como objetivo principal monitorar a implementação da Lei 13.935/2019 nos estados e municípios – lei que insere o Serviço Social e a Psicologia nas redes básicas de educação pública.

O observatório será assessorado pela assistente social Fabrícia Maciel e quem quiser entrar em contato ou enviar relatos de experiências e pesquisas pode escrever para o e-mail observatorioservicosocial@cfess.org.br.

“Ficamos felizes com a criação deste observatório, principalmente para monitorar a implementação da Lei 13.935. Em Sergipe, o CRESS Sergipe, juntamente com diversas instituições, criou um Comitê Sergipano pela Implementação da Lei 13.935 – Assistentes Sociais e Psicólogas\os na Rede Pública de Educação. O Comitê já realizou reuniões com entidades, secretarias de educação e vem conversando com parlamentares sergipanos”, afirmou Dora Rosa.

Sobre a Plenária
A Plenária Nacional não foi aberta à participação do público. Os/As participantes foram integrantes das direções dos Conselhos e convidados/as por cada CRESS, como da ABEPSS e da ENESSO. O Relatório Final da Plenária 2020, com todas as propostas aprovadas em cada eixo, está disponível no site do CFESS.