O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 20, uma palestra para seus colaboradores com o tema “Relação Interpessoal e Qualidade no Atendimento”. A palestrante foi a mestre em Saúde e Ambiente e especialista em Serviço Social pela Universidade Tiradentes, Valéria Maia Lôbo Menezes, e contou com a participação da presidente do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, que também passou orientações aos funcionários.
Em virtude do atual momento de pandemia mundial da Covid-19, a palestrante Valéria Lôbo participou de forma virtual. Segundo ela, quando se trabalha com atendimento às pessoas, é preciso desenvolver habilidades de empatia, se colocar no lugar do outro e personalizar o atendimento. “Personalizar o atendimento é ter o olhar singular para o outro. Nós não sabemos o que o outro está querendo e precisamos ouvir de forma singular cada demanda, cada solicitação”, explicou a palestrante.
Valéria também destacou que é preciso oferecer o que tem de melhor, passar tranquilidade, ter equilíbrio emocional e tentar entender o outro. “Jamais podemos entrar em discussão durante um atendimento. Precisamos sempre nos colocar à disposição, ser prestativos e demonstrar que o problema será resolvido dentro dos prazos definidos. Lembrando que só ofereça prazos que possam ser cumpridos ou avise antecipadamente quando não puder cumprir os prazos”, acrescentou.
De acordo com a presidente do CRESS/SE, Dora Rosa, o objetivo da capacitação é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores do CRESS. “Entendemos que a partir do momento que tendem a adquirir novas habilidades poderão melhorar seus desempenhos em suas funções. Este será um trabalho contínuo, que essa nova gestão quer empreender, visando melhorar o desempenho e otimizar as atividades realizadas. É preciso se reinventar todos os dias. O que se espera é oferecer aos assistentes sociais inscritos no CRESS Sergipe um atendimento qualificado e eficiente que atenda às suas demandas”, afirmou a presidente.
Para a agente fiscal do CRESS/SE, Lilian da Silva, os conteúdos apresentados pela assistente social Valéria Lôbo contribuíram muito para o novo olhar no atendimento do CRESS Sergipe. “A palestra focou em princípios bastante importantes no atendimento ao usuário do CRESS, o profissional assistente social. Falando do atendimento, na forma de como se dá essa relação com o profissional, no tempo para as respostas, na qualidade desse atendimento. São aspectos que envolvem a relação CRESS/assistente social nas prestações dos serviços que são solicitados pelos profissionais”, enfatizou.
A diretora executiva do CRESS/SE, Patricia Noia, também participou da palestra e enfatizou o quanto foi importante e esclarecedora aos funcionários. “A gente trabalha com atendimento ao público e é sempre bom ter momentos como esse de qualificação para que a gente possa melhorar cada vez mais o atendimento. Foi um momento bastante proveitoso e nos traz sempre algo novo e diferente para aprimorar o atendimento que prestamos à categoria”, disse Patricia.