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CRESS Sergipe realiza reunião virtual com a categoria

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O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), visando o compromisso com o processo democrático e participativo, promoveu na tarde desta sexta-feira, 24, uma reunião virtual com a categoria dos/as Assistentes Sociais para debater diversos assuntos de interesses da categoria, em caráter consultivo e propositivo. Os assuntos apresentados na reunião virtual foram: a prestação de contas/2019; situação do imóvel do CRESS, localizado na Rua Itaporanga; planejamento do triênio 2020/2023; além da criação da composição da Comissão Mista de Estudo da Anuidade.

A reunião aconteceu de forma virtual seguindo as orientações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), diante dos impactos da Pandemia da Covid-19, sobretudo no tocante à recomendação de não realização de atividades presenciais para se evitar exposição aos riscos de contaminação. Vale ressaltar que o CFESS deliberou ainda pelo cancelamento das etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS, que acontecerão de forma virtual pelos respectivos conselhos plenos.

Dando início a reunião, a presidente do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, apresentou as ações realizadas pela gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” – 2020/2023, nesses dois primeiros meses de gestão. “Assumimos a gestão nessa situação de pandemia e estamos buscando esses espaços virtuais para se aproximar da categoria e cumprir a nossa carta-programa, com o objetivo sempre de manter o espaço democrático, construindo as ideias juntos com a base e a coletividade. Dentre as ações que já realizamos nesses dois meses, destaco a realização do Curso de Serviço Social e Crise Sanitária, promovido em plataforma online, que foi um curso muito positivo para a categoria e recebeu muitos elogios. Também realizamos reuniões semanais de diretoria e de pleno; promovemos uma live sobre o Dia do Orgulho LGBT; lançamos o vídeo em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e divulgamos apoio à Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, destacou.

Dora Rosa acrescentou ainda que também foram promovidas ações sobre o Dia de Luta Antimanicomial e contra a Tortura, além de capacitação para os funcionários do CRESS/SE. “Dando início as nossas capacitações para os funcionários, realizamos o Curso de Relação Interpessoal e Qualidade no Atendimento. Vamos ter um outro momento para capacitá-los sobre a questão do uso de EPIs e de materiais de higienização. E partir de segunda-feira, estaremos divulgando o novo número da Comissão de Orientação e Fiscalização para tirar dúvidas dos profissionais, essa é mais uma forma de se aproximar da categoria”.

Prestação de Contas 2019

A vice-presidente do CRESS, Joana Rita Gama, apresentou a todos durante a reunião as ações realizadas e a prestação de contas do CRESS Sergipe no ano de 2019, mostrando dados de despesas e receitas. “Dentre as ações destaco a realização das Assembleias; da Semana do Assistente Social; as oficinas e ainda o Projeto Café com Debate. Também participamos dos Encontros Nacional e Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS, além de diversos seminários”, explicou.

Situação do Imóvel do CRESS

O conselheiro do CRESS, Aloísio Júnior, explanou durante a reunião sobre a situação do imóvel do CRESS Sergipe, localizado na Rua Itaporanga, no bairro Getúlio Vargas. “Vale destacar que a atual sede do CRESS Sergipe, localizada na rua Dom José Thomaz, é uma sede alugada, mas o CRESS possui uma casa, que foi comprada em 2007, mas não tinha condições e estrutura para as atividades. Depois de alguns anos discutindo nas gestões anteriores a questão dessa casa, foi criada uma Comissão de Licitação para realizar a venda do imóvel, que por conta da má estrutura, estava danificando as casas vizinhas”, disse.

Por conta dos problemas estruturais do imóvel, o conselheiro explicou que a atual gestão realizou visitas ao local, acionou a defesa civil e engenheiros, que solicitaram a interdição e orientou a demolição. “A atual gestão fez uma cotação de preços para escolher a empresa e a demolição já foi realizada. O nosso próximo passo é reativar a comissão para a venda do terreno”, esclareceu o conselheiro.

Planejamento do Triênio 2020/2023

O conselheiro do CRESS, Felipe Oliveira, destacou como está o planejamento do Triênio 2020/2023, enfatizando a criação de uma Consulta Pública para a categoria. “Para a construção de propostas para este triênio, estaremos disponibilizando uma consulta pública virtual, a ser disponibilizada pelo site do CRESS Sergipe, dentre os dias 27 de julho e 3 de agosto, com o objetivo que a categoria possa participar e dar sugestões em âmbito regional e nacional. O CFESS já tem diversos documentos disponíveis em seu site, que são sobre as ações estratégicas, as bandeiras de luta e também o relatório final do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS de 2019, que é o documento que norteia a consulta pública, que será divida por eixos temáticos”, pontuou Felipe, afirmando ainda que as propostas sugeridas pela categoria serão apresentadas no Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS, a ser realizado em agosto de 2020.

Composição da Comissão Mista de Estudo da Anuidade

Encerrando o último assunto discutido na reunião, a conselheira do CRESS, Izabel Almeida, apresentou a ideia da composição da Comissão Mista de Estudo da Anuidade. “Seguindo a carta-programa da atual gestão, estamos criando dentro do prazo estabelecido de 60 dias, contando a partir data da posse, a Comissão Mista de Estudo da Anuidade, que será composta por membros da base e da direção do Regional, tendo como objetivo a realização do estudo técnico de caráter administrativo, financeiro e jurídico para definição dos valores referente à anuidade, em consonância com o que preconiza o Conjunto CFESS/CRESS, submetendo os seus resultados para análise e apreciação dos assistentes sociais em assembleia ordinária da categoria ao final do ano de 2020”, disse.

Izabel, que explicou também que a comissão possui três membros da gestão, três membros de técnicos que debruçaram sobre essa temática e três membros da base. Os membros da base pode ser qualquer profissional da categoria, que se coloque à disposição. Durante a reunião, duas pessoas já se disponibilizaram a participar.

Para a última vaga na comissão, quem tiver interesse, pode entrar em contato com o CRESS Sergipe através do email comunicacaocressse@gmail.com.

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