Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 mas já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.
Discutir o tema Pessoa com deficiência no meio profissional significa reforçar o posicionamento da categoria do Serviço Social com o compromisso ético da plena expansão dos indivı́duos sociais, em que se busca construir por meio da atuação profissional das/os assistentes.
É essencial defender a universalidade do acesso a bens e serviços, visando à materialização da equidade e da justiça social. Esses princı́pios éticos direcionam as/os assistentes sociais na defesa de toda população e em particular das pessoas com deficiências.
Sobre a data
A data do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, foi escolhida por ser o Dia da Árvore e a véspera da primavera, significando o nascimento das reivindicações de direitos e da participação plena em igualdade de condições.