Dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e, para celebrar a data, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) promoverá uma live nesse domingo, 28, a partir das 11h, pelo canal do YouTube do CRESS Sergipe, com o tema “Stonewall e a luta LGBT: Resistência, avanços e desafios no serviço social”.
A live contará com a presença do historiador e presidente nacional da UNA LGBT, Andrey Lemos, fazendo uma contextualização histórica (de Stonewall aos dias atuais); do conselheiro do CRESS/SE e militante LGBT, Felipe Oliveira, que irá destacar os posicionamentos e normas do CFESS/CRESS; da Assistente Social do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do IPq-HCFMUSP e representante externa do CFESS no CNCD-LGBT, Liliane Caetano, que vai falar sobre o Serviço Social como garantia de direitos LGBT; além da conselheira do CRESS/SE e secretária da ASTRA, Maria Eduarda Marques, que vai abordar a Representação e ocupação política no CRESS.
Sobre a data
O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBT pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por pessoas LGBT, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos das pessoas LGBT por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho LGBT foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil das pessoas LGBT no século XX.
Onde: YouTube CRESS Sergipe
Quando: 28/06
Horário: 11h