O curso é uma ação do Conjunto CFESS /CREES no âmbito da Comissão de Ética e Direitos Humanos
Capacitação, aperfeiçoamento, reflexão, ética e direito humanos. Estas foram algumas das palavras que marcaram o Curso “Ética em Movimento”, finalizado nessa terça-feira, 11 de outubro de 2011, em Aracaju (SE).
Foram dias de reflexões e intensos debates que, sem dúvida alguma, mudaram a forma de pensar dos/as Assistentes Sociais.
Promovido junto ao Fórum de Supervisores, e com o objetivo de refletir e ampliar o debate com os profissionais de Serviço Social, o curso é uma ação do Conjunto CFESS /CRESS, no âmbito da Comissão de Ética e Direitos Humanos.
Os módulos divididos em 50 horas ofereceram temas diversificados como Ética e Sociedade, Ética e Práxis Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais, ampliando o contexto e focando no dia-a-dia do Assistente Social. Aulas expositivas com uso de material didático, trabalhos em grupos e exposição de filmes, também fizeram parte dos 5 dias do Ética em Movimento.
Módulo IV
Finalizado hoje o IV módulo abordou especificamente a cerca dos conflitos e casos de denúncias éticas, orientando como o profissional deve proceder junto ao CRESS. A novidade neste último módulo é que os Assistentes Sociais que participaram ativamente se dispuseram a entregar um Artigo com o tema “Ética a partir do exercício profissional”, como garantia no recebimento do certificado da conclusão do curso.
Para a Assistente Social do CRAS de Aquidabã, Graziela Bonfim, o curso esclareceu muitas dúvidas a cerca do dia-a-dia da categoria e o Artigo vem também como desafio. “Conhecer a realidade de outros municípios e perceber que são as mesmas dificuldades, acaba estreitando laços e tornando um momento rico de aperfeiçoamento e crescimento profissional”, declarou.
“É um privilégio poder participar do projeto Ética em Movimento – desse curso de capacitação – que completa uma década. Ele permite que os/as Assistentes Sociais, capacitados/as, possam realizar o “milagre da multiplicação”, espalhando para a sociedade a concepção do Projeto Ético-político profissional, que contém em si uma projeção de sociedade radicalmente justa e libertária”, opinou a Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV), Ana Luisa Almeida.
Segundo a facilitadora e Profª. Msc. Albany Mendonça é de grande importância o CRESS/SE promover esse encontro, pois além de divulgar as ações do Conselho, qualifica os Assistentes Sociais e amplia o conhecimento entre as comissões.
“Discutir os princípios, valores do código de ética e alargar discussões sobre Direitos Humanos é imprescindível para o profissional de Serviço Social e o curso Ética em Movimento é idealizado e apresentado com esse objetivo”, afirmou Albany.