O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe – 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou, nesta sexta-feira, 17, o Módulo 3 do curso “Ética em Movimento”, com o tema “Ética e Direitos Humanos”, no CRAS Professora Maria Luiza Dantas, em Nossa Senhora do Socorro (SE).
A atividade contou com a participação de profissionais do Serviço Social que atuam nas políticas públicas do município e teve como facilitadores a professora Dra. Liliana Aragão, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o Me. Wallison Hipólito de Meira, vice-presidente do CRESS Sergipe.
O encontro teve como objetivo fortalecer o debate sobre os fundamentos éticos do exercício profissional, articulando-os à defesa dos direitos humanos, um dos princípios centrais do Código de Ética da (o) Assistente Social.
Para a professora Dra. Liliana Aragão, o projeto “Ética em Movimento”, promovido pelo conjunto CFESS/CRESS, tem papel fundamental na qualificação contínua da categoria. “Esse projeto é importante porque traz para a rotina profissional a reflexão sobre os fundamentos do trabalho articulado aos direitos humanos, que são princípios essenciais do nosso Código de Ética. Muitas vezes, na correria do cotidiano, deixamos de parar para refletir. O curso cria esse espaço de pausa, de escuta e de atualização, o que é fundamental para o fortalecimento da atuação profissional”, destacou.
Ela também ressaltou a relevância da parceria entre a universidade e o CRESS Sergipe. “A Universidade e o CRESS têm uma parceria sólida, pautada na extensão e no compromisso de dialogar com a comunidade. Estar nesses espaços é fundamental para entender a realidade do Serviço Social no campo e levar essa vivência para dentro dos muros da universidade”.
O assistente social Anderson Silva, que atua na Política da Educação de Nossa Senhora do Socorro, compartilhou sua experiência ao participar pela primeira vez do curso. “O curso é enriquecedor. Ele nos traz uma bagagem muito grande para nossa atuação profissional e pessoal. A ética está presente em todos os momentos, no acolhimento das famílias, na relação com os alunos, na escuta. Participar desse espaço é uma oportunidade de refletir sobre o nosso papel e o impacto que temos na transformação de vidas”.
A presidenta do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, ressaltou o compromisso do Conselho em promover espaços formativos que aproximem o debate ético da realidade cotidiana das(os) assistentes sociais. “O curso Ética em Movimento reafirma o compromisso do CRESS com a formação continuada e com o fortalecimento do exercício ético e crítico da profissão. Cada módulo tem proporcionado trocas valiosas, possibilitando que as (os) profissionais reflitam sobre seus desafios diários e reafirmem a centralidade dos direitos humanos na prática do Serviço Social”.
O curso segue com o Módulo 4 “Ética e Instrumentos Processuais”, que será ministrado pela Doutoranda Ana Flávia na próxima sexta-feira, dia 24 de outubro, dando continuidade à série de formações que têm como foco o aprimoramento do exercício profissional e o fortalecimento da categoria em Sergipe.