CRESS-SE e INSS promovem 2º Encontro do II Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC/LOAS

Com o tema “Como acessar os benefícios previdenciários por incapacidade” foi realizado na noite desta quarta-feira, 8 de novembro, o 2° Encontro do “II Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC/LOAS – Conexão: Legislação e Prática Profissional – 40 anos do CRESS-SE”. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O segundo dia do encontro teve a mediação do Assistente Social e conselheiro do CRESS-SE, Aloísio Júnior, que fez a apresentação do ministrante e passou as dúvidas dos participantes ao final do evento. “Desde já agradecemos a parceria mais uma vez com o PEP para a realização desse ciclo. São eventos como esse que promovem a educação permanente da nossa categoria”.

O ministrante foi o servidor do INSS e representante Regional do PEP, Orlando Matos, que orientou como acessar os benefícios previdenciários por incapacidade, através do aplicativo ‘Meu INSS’. “Existem vários tipos de benefícios aos segurados, como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial, salário-maternidade, auxílio-acidente, por incapacidade permanente e por incapacidade temporária”, explicou.

Com relação ao auxílio por incapacidade temporária, Orlando Matos reforçou que é um benefício devido ao segurado ficar incapacitado temporariamente para o seu trabalho ou sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos, de acordo com a avaliação do Perito Médico Federal, depois de cumprida a carência, quando for o caso.

“Muitas pessoas confundem esse auxílio com o auxílio-acidente, enquanto o auxílio por incapacidade temporária pode ser por qualquer tipo de incapacidade, o auxílio acidente é um benefício de caráter indenizatório devido ao empregado sofrer acidente de qualquer natureza, quando as lesões decorrentes do acidente resultar em sequela que implique redução definitiva da capacidade de trabalho que habitualmente exercia”, acrescentou Orlando durante sua apresentação.

O encontro tem o público de mais de 800 participantes, que incluem Assistentes Sociais de Sergipe e demais estados do país, Bacharéis e acadêmicos de Serviço Social.

⏭️ Sobre o Ciclo
Ao todo são seis encontros, em formato online e gratuito, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. O último encontro será realizado no dia 13 de dezembro. Receberá certificado quem participar de pelo menos 4 dos 6 encontros, que assinar a lista de presença de cada encontro que será divulgada no chat ao final de cada evento. É importante verificar o email cadastrado no ato da inscrição, pois será o email para envio dos links de acesso aos encontros (envios semanais) e do certificado (que será enviado posteriormente, após finalização do Ciclo).

Mais informações sobre o Ciclo acesse aqui.