CRESS-SE participa do XVIII Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, e a conselheira Carolina Sampaio, participaram nesta quinta-feira, 9, da abertura do XVIII Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação, a convite do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), que organizou o evento realizado no Iate Clube Aracaju.

O evento contou com uma discussão da conjuntura econômica, política e educacional de Sergipe, do Brasil e a resistência às políticas neoliberais, com a professora e senadora Teresa Leitão, e com o professor e ex-presidente da CUT/SE, Rubens Marques (professor Dudu).

Também foi discutido sobre o direito à educação versus o direto à aprendizagem diante da padronização curricular no contexto das políticas neoliberais, com a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Silvana Bretas, e com o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Salomão Ximenes.

A presidente do CRESS-SE agradeceu o convite do Sintese. “Entendemos esse convite como um reconhecimento da luta que o CRESS tem feito pela inserção dos/as assistentes sociais na política de Educação, por meio da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Então, é um evento importantíssimo para discutirmos a atual conjuntura da educação em nosso estado”, reforçou a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa.

“Nós, assistentes sociais, que também atuamos nessa política e somos trabalhadores/as da educação, precisamos acompanhar eventos como esse para reforçar a garantia dos direitos à educação pública e de qualidade e construir uma educação emancipadora na resistência às políticas neoliberais”, destacou a conselheira Carolina Sampaio.

O evento continua sendo realizado nesta sexta, 10, e sábado, 11, com novas discussões, trabalhos em grupos, além da votação de emendas e aprovação da Tese Guia.

O Congresso contou com a presença de vários representantes de entidades e instituições que defendem a educação, como o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo D’acelino e Porto, além de parlamentares, como a deputada estadual Linda Brasil e a vereadora de Aracaju, Sônia Meire.