O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) divulga, em fevereiro de 2026, o documento “Diretrizes para o Funcionamento dos Comitês no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS”, fruto de deliberação do eixo administrativo-financeiro do 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.
A referida deliberação, que definiu por “Criar diretrizes para a estruturação dos Comitês no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS, como instâncias transversais a todas as ações finalísticas e administrativo-financeiras”, se concretiza agora na nova publicação, que reafirma o compromisso do Serviço Social com a construção coletiva e democrática e o enfrentamento das opressões e preconceitos que marcam a sociedade.
Clique aqui e acesse o documento
O documento reconhece os Comitês como instâncias consultivas e propositivas, vinculadas às comissões existentes e ao planejamento político-administrativo das entidades. Mais do que organizar fluxos e atribuições, as Diretrizes estabelecem referências nítidas para a atuação institucional desses espaços, delimitando as formas de organização e contribuição no cotidiano do Conjunto.
Um dos destaques do texto é a orientação explícita para que os Comitês atuem no enfrentamento ao racismo, ao capacitismo e a outras formas de opressão, compreendidas como dimensões estruturantes da realidade social e do trabalho profissional de assistentes sociais. Nesse sentido, o documento contribui para que esses espaços sejam ferramentas de fortalecimento de direitos, equidade e luta por justiça social.
As Diretrizes passam a ser, ainda, uma referência estratégica para os processos de transição de gestão nos CRESS, contribuindo para o alinhamento das práticas institucionais e para a continuidade das ações políticas e administrativas no Conjunto CFESS-CRESS.
Clique aqui e conheça a publicação
Fonte: CFESS








