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Categoria prestigia a 1ª ASSEMBLEIA GERAL da nova gestão do CRESS/SE

Evento demonstrou aos Assistentes Sociais da base o compromisso que possui a nova gestão do CRESS

Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SE, realizou a primeira Assembleia Geral após a posse da nova gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas!”. O evento foi realizado na sede do SINDIPREV-SE e contou com um bom número de profissionais ativos, aposentados e estudantes de Serviço Social, que vieram à Assembleia com o objetivo de conhecer a nova gestão e discutir com esta, algumas temáticas pertinentes ao cotidiano profissional do/a Assistente Social.Seguindo o roteiro de pautas, após os informes repassados por alguns profissionais da diretoria do CRESS/SE e da base da categoria, a presidente em Exercício do CRESS/SE,  Ana Paula Leite do Nascimento,  deu início aos repasses Político, Financeiro e Administrativo da nova gestão, onde foi apresentado a todos os presentes as diversas ações, eventos e discussões em que o CRESS esteve se inserindo nos últimos meses, a exemplo da presença em conferências municipais de Assistência Social, nas reuniões com os Assistentes Sociais do poder judiciário, da saúde e da previdência social, da participação ativa no movimento de mulheres, na 10ª Parada GLBTT, nas reuniões com outros conselhos regionais de outras categorias: CRP, COREN, entre outros.

Nos repasses financeiros e administrativos, a conselheira e Tesoureira do CRESS/SE, Ana Caroline Trindade, apresentou um demonstrativo básico das receitas e despesas do CRESS do ano de 2010 (período anterior à atual gestão) a julho do corrente ano, explicando que a saúde financeira do conselho não tem sido das melhores há algum tempo e que, nos últimos meses, tem havido um empenho de todos os conselheiros, dos funcionários e assessores do CRESS-SE em realizar algumas mudanças e, com isso, sanear as finanças do CRESS, a partir de um choque de gestão que identifica os investimentos (a exemplo da reforma e pintura da fachada da atual sede do CRESS-SE) e gastos essenciais e o que deve ser revisto e repensado, além da realização de um estudo que identifique o número de inadimplentes e os motivos que acarretam este problema, com uma subseqüente campanha de reversão do quadro junto à base da categoria. Ainda nestes repasses os conselheiros do CRESS informaram que já reativaram todas as comissões do CRESS as quais, há algum tempo, estavam inativas e, a partir dai, apresentaram as ações e trabalhos que já foram realizados durante este início de gestão.

No segundo ponto de pauta, foi repassado aos presentes pela conselheira Ingredi Palmieri as informações sobre o XX Encontro Descentralizado dos CRESS/NE, o qual foi sediado aqui em Sergipe, entre os dias 05 e 07 de agosto, reunindo os 09 CRESS da Região Nordeste e contando com a presença de 06 representantes do CFESS. Na ocasião, foi feita a avaliação do evento, onde se destacou o pouco tempo que esta gestão teve para organizá-lo e realizá-lo, mas que, mesmo com este pouco espaço de tempo, o mesmo serviu para reafirmar o estado de Sergipe como um espaço político e estratégico para aglutinar uma discussão adensada e que deliberou pautas importantes que estarão sendo discutidas durante o 40º Encontro Nacional CFESS/CRESS e que norteará os caminhos da profissão e dos seus profissionais nos próximos anos.

No terceiro ponto de pauta a conselheira Ana Paula falou sobre a realização do 40º Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS, o qual será realizado em Brasília, entre os dias 08 a 11 de setembro. Ana Paula explicou a dinâmica do evento, a disponibilidade de vagas para representantes da diretoria do CRESS e para profissionais da base e as possibilidades de financiamento por parte o CRESS, em relação aos eleitos para a representação. Ao fim das explicações, procedeu-se a escolha/eleição dos representantes da base, sendo que, para a felicidade de todos, houve grande interesse da base em participar do processo de escolhas.  Após a definição dos critérios para a eleição, foram aclamados pela Assembléia os Assistentes Sociais Ana Paula Leite do Nascimento e Ingredi Palmieri (como representantes da gestão do CRESS), tendo Itanamara Guedes Cavalcanti e Ana Caroline Trindade, como suas respectivas suplentes e, escolhidos da base, os Assistentes Sociais Márcia Maria de Oliveira Martins (titular) e Abrãao dos Santos Freire (suplente).

Na quarta e última pauta, o conselheiro Júlio César Lopes de Jesus, segundo secretário em exercício, passou a apresentar as propostas para o Ato Nacional do conjunto CFESS/CRESS, do dia 30 de agosto, em defesa das 30 horas e da valorização profissional dos Assistentes Sociais. Apresentou ainda a experiência de paralisação nacional desenvolvida pelos Assistentes Sociais do INSS e, em seguida, exibiu uma proposta de ação e estratégias para todo o dia 30 de agosto, que terá o mote de “Dia 30 eu quero é 30”. Após uma rica discussão entre os presentes, a Assembléia Geral, soberana e democraticamente, deliberou pela realização do Ato nacional no Estado de Sergipe, ficando o mesmo assim definido:


MANHÃ

– 08:00h – Concentração, panfletagem e falas (com carro de som) no “Calçadão Popular”, ao lado da Caixa Econômica Federal do Calçadão da João Pessoa;

– 10:00h – Caminhada pelo calçadão em direção à ALESE e participação de todos os participantes na Plenária, com camisas, faixas, etc.;

– 12:00h – Término do ato no turno da manhã.

TARDE

– 13:30h – Mostra de Filme:

Direito se Conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanais” (CD/CFESS. 10’20”). Local: SINDIPREV-SE;

– 14:00h – Debate sobre o filme (Estratégias de consolidação de direitos da categoria) – CRESS – UFS – UNIT – FJAV – ENESSO;

– 16:00h – Término do ato.

MOBILIZAÇÕES

Sobre as mobilizações propostas pelo conjunto CFESS/CRESS e repassadas pela gestão do CRESS-SE, as propostas foram parabenizadas pela ampla maioria da categoria, a qual sentiu a necessidade de que outros atos semelhantes venham a acontecer, tendo como data símbolo o dia 30 de cada mês. Para este ato específico do dia 30/08, houve o comprometimento da categoria que se disponibilizou para contribuir no processo de mobilização de outros profissionais Assistentes Sociais de diferentes ramos de inserção (Saúde, Assistência Social, Previdência Social, Tribunal de Justiça, ONGs, etc.), além da extensão do convite para o movimento estudantil, movimento sindical (SINTESE, CUT, SINDIPREV, SINASEF, SINTUFS, etc.), marcha das mulheres, movimento dos aposentados e pensionistas do Brasil, instituições de defesa de direitos das crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, entre outros segmentos sociais importantes.

Na oportunidade, foi proposto pelo conselheiro Júlio César Lopes que se criasse o “Observatório das 30 horas em Sergipe”, para que se monitore, identifique e denuncie as instituições que ainda não estão cumprindo a lei federal 12.317/10. A idéia foi aclamada por todos os presentes.

Preocupada com a opinião dos profissionais da base e, no intuito de implementar o trabalho do CRESS-SE, melhorando cada vez mais as suas ações voltadas para a categoria dos Assistentes Sociais, a atual gestão distribuiu um Questionário de Avaliação para identificar qual a visão o profissional possui de seu CRESS, quais as principais demandas que estes apresentam e que expectativas esses profissionais possuem em relação à nova gestão que se inicia. Este Questionário será utilizado pelos conselheiros, no sentido de facilitar a relação com os profissionais da base e indicar que medidas devem ser tomadas para tornar o CRESS mais ágil e presente em suas ações junto à base da categoria.

Ao término da Assembleia Geral, os profissionais presentes fizeram questão de ressaltar o empenho que esta nova gestão tem demonstrado, mesmo com apenas três meses de posse, e parabenizaram os conselheiros pelas informações, ações e repasses que este fizeram, bem como pela organização das propostas. Enfatizaram ainda que há uma grande expectativa da categoria de que o CRESS-SE “mostre a sua cara” e que acreditam que está gestão tem demonstrado que tem compromisso com o Serviço Social e com os Assistentes Sociais, desejando à gestão e a todos os conselheiros um excelente trabalho.

A todos os profissionais e estudantes que estiveram presentes à Assembleia, o CRESS-SE agradece a participação e reafirma a importância de um trabalho permanente e articulado entre CRESS e categoria, pois, entendemos que o CRESS somos todos nós, reafirmando, desta forma, a necessidade de materializar o nome e lema desta gestão, demonstrando que é possível “Unir Forças para Avançar nas Lutas!”.

Gestão 2011/2014: “Unir Forças para Avançar nas Lutas!”

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