Assistentes Sociais tomam posse no Conselho Municipal de Assistência Social de N. Sra. do Socorro

As assistentes sociais Lorenna Bastos de Araujo Bispo Aragão e Janailza Vieira de Lima representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), tomaram posse na vaga dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Conselho Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, para o biênio 2024-2026. O evento ocorreu no último dia 26 de julho, na sede dos Conselhos vinculados a Assistência Social, no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro (SE).

Os novos membros do Conselho têm a missão de fortalecer e implementar a Lei do Sistema Único de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro. Segundo o assistente social, Aloisio Júnior, uma das principais conquistas destacadas é o financiamento vinculado à assistência social, semelhante ao que ocorre com saúde e educação. Enquanto o Congresso Nacional busca desvincular receitas, o município de Nossa Senhora do Socorro tem reforçado a vinculação orçamentária para a assistência social. Este avanço garante recursos suficientes para a oferta de serviços, valorização dos servidores e melhorias na qualidade dos atendimentos.

A presidenta do CRESS, Dora Rosa Horlacher enfatiza que a Lei do SUAS trouxe garantias significativas, fortalecendo a política pública e promovendo a defesa dos direitos dos usuários. “O CRESS se compromete com a valorização das (os) trabalhadores e a ampliação do acesso aos direitos, além da estruturação das unidades públicas e das condições éticas e técnicas de trabalho”.

Além do CRESS, o Conselho Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro contará com assistentes sociais de sindicatos e outras entidades.