Assistentes sociais se reúnem em Assembleia Geral

A diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS-Sergipe), gestão “Seguiremos atentos e fortes em defesa do Serviço Social” (2023-2026), realizou Assembleia Geral da Categoria, nesta manhã, 16, na sede do Conselho, em Aracaju.

A Assembleia Geral ocorreu em primeira chamada às 9 horas, com a exigência de quórum mínimo de 1/5 dos inscritos ativos e segunda chamada às 9h30, com deliberações válidas independentemente do número de presentes. A abertura foi realizada pelo presidente em exercício, Hallison Hipólito e a conselheira Ana Flávia Oliveira.

Em sua fala, Wallison Hipólito, lembrou que este é um momento crucial para todos. “A Assembleia é o espaço onde a categoria pode expressar suas preocupações, sugerir melhorias e, sobretudo, fortalecer o nosso compromisso com o Serviço Social. A presença de cada assistente social é fundamental para que possamos continuar avançando juntos”, afirmou.

Dentre os pontos de pauta, foram tratadas atualizações sobre as atividades e ações recentes do CRESS. Ana Flávia realizou a prestação de contas 2023: análise e discussão das ações político-financeiras realizadas pela gestão atual, como contratação de pessoal e fiscalizações que é ação precípua;  pontuou questões como a compra da sede própria do Conselho, um espaço que dará mais conforto a categoria; entre outros.

Foi tratado também sobre o XXXI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS, realizado de 12 a 14 de julho de 2024, em Teresina (PI), onde ocorreram falas sobre a execução dos planejamentos realizado na edição anterior, ainda foram discutidos os desafios regionais enfrentados pelas (os) assistentes sociais. Segundo Wallison Hipólito, esses encontros são oportunidades valiosas para compartilhar experiências e estratégias que podem fortalecer a atuação profissional no estado. “O Encontro Descentralizado nos permitiu entender melhor as particularidades do nosso exercício profissional no Nordeste e nos deu subsídios para propor ações que efetivamente melhorem as condições de trabalho para os (as) assistentes sociais que impactam na qualidade dos serviços prestados à população”, concluiu o vice-presidente.

Escolha dos Delegados

Ocorreu ainda a eleição de Delegados, onde foram escolhidos um delegado de Direção, que será o presidente em exercício Wallison Hipólito e um delegado de Base, Samuel Francisco Rabelo, eles representarão o CRESS-SE no 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, previsto para ocorrer de 5 a 8 de setembro de 2024, em Belo Horizonte (MG).

Assistentes sociais aprovam delegado da Base

“É fundamental que os colegas participem ativamente deste processo de eleição dos delegados. Eles serão nossos porta-vozes em um encontro de grande relevância para a categoria em todo o Brasil, onde serão discutidos temas cruciais para o futuro do Serviço Social”, ressaltou Wallison Hipólito.

Samuel Francisco Rabelo eleito como delegado de Base

Para Samuel Francisco Rabelo, que a um ano é assistente social e participou pela primeira vez da Assembleia, “participar desse momento é também estar na luta da categoria. Nós sabemos que as dificuldades são questões muito especiais, mas eu sempre carreguei comigo que eu queria ir para além daquilo que estava posto, desde a graduação que acompanho as atividades do CRESS em parcerias com a Universidade Federal de Sergipe”.

Sobre o “Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans”, que ocorrerá também em Belo Horizonte, ele acha importante que a pauta entre em discussão, pois norteará as atividades das (os) assistentes sociais. “Minha expectativa são de tensionar discussões que desde a graduação eu vejo como necessárias, acredito que são desses encontros onde nós colocamos em prática tudo aquilo que nós vimos na teoria durante a graduação, e assim trazer para o Estado, consequentemente, as contribuições, os resultados de todo o processo de discussão, de luta coletiva, que ocorre justamente nesses espaços políticos”, pontuou.