As discussões tiveram início no 2º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto, realizado no dia 8 de setembro, antecedendo o Encontro Nacional. Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a Política Nacional de Comunicação, o evento contou com a participação de nomes importantes, como o professor doutor aposentado da UnB Venício Artur de Lima e a jornalista e professora da UNICAP Ana Veloso. Já no período vespertino, os debates foram comandados pela conselheira do CFESS Kênia Augusta Figueiredo e pelo assessor político do CRESS-RJ Jefferson Lee. (Clique para saber como foi o 2º Seminário Nacional de Comunicação)
O Encontro Nacional começou na quarta-feira, 9 de setembro, tendo como tema da Conferência de Abertura as Estratégias de resistência frente à precarização da formação e do exercício profissional: atualidade do Código de Ética e da Lei de Regulamentação da Profissão. As palestras ficaram por conta da professora doutora da UFSC Beatriz Paiva e da Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS e professora doutora da UFRN Silvana Mara de Morais dos Santos. (Leia a matéria sobre o primeiro dia do 39º Encontro Nacional)
No segundo dia, a mesa redonda da manhã debateu a Política Nacional de Estágio da ABEPSS e estratégias conjuntas de luta em defesa da formação e do trabalho com qualidade. Quem compôs a mesa como palestrante foi a Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS Sâmya Rodrigues Ramos e a vice-presidente do CFESS Sâmbara Paula Ribeiro. Na parte da tarde, as delegações se dividiram em reuniões dos grupos temáticos de Formação Profissional e Relações Internacionais e de Administrativo-financeiro. Para encerrar, a mesa Limites da igualdade e do respeito à diversidade humana no capitalismo: as políticas de ações afirmativas e o Projeto Ético-Político profissional, com palestras da assistente social do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz-RJ Roseli da Fonseca Rocha e da mestre em Serviço Social pela UFPE e conselheira do CFESS Marylucia Mesquita.