O evento será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), em Maceió (AL). As inscrições são gratuitas, abertas para assistentes sociais e estudantes, e deverão ser feitas pela internet, por meio do site do CFESS, na primeira quinzena de abril. Serão disponibilizadas 1.000 vagas. Informações sobre o processo de inscrição serão divulgadas em breve.
Serão debatidos temas como a crise do Capital e seus rebatimentos na Politica de Educação, a história do Serviço Social na Educação e a inserção e a luta da categoria neste campo de atuação profissional. Além disso, o Seminário terá espaço para debates em grupo para troca de experiências em diversas temáticas no âmbito da Educação.
“A ideia é fortalecer as ações profissionais na política de Educação e as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora, além de firmar a legitimidade de inserção efetiva do Serviço Social neste espaço, sempre na perspectiva da defesa dos direitos da classe trabalhadora, direção construída pela nossa profissão “, explicou a conselheira do CFESS Maria Elisa Braga, que esteve presente na reunião de organização do evento.
“É um evento bastante aguardado pela categoria, inclusive pela constante ação do Conjunto CFESS-CRESS para aprovação do Projeto de Lei 060/2007, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica”, disse a presidente do CRESS-AL, Valéria Coelho de Omena.
Precedido pelos seminários regionais, o Seminário Nacional Serviço Social na Educação trará ao Conjunto CFESS-CRESS a oportunidade de debater um assunto que vem se configurando, ao longo da história de constituição da profissão, como demanda constante e crescente aos/às profissionais de Serviço Social, produzida com significativos e importantes avanços, porém permeada ainda por inúmeras dificuldades e incertezas, sobretudo no que se refere à forma de inserção profissional na política social de educação e à socialização do debate acumulado entre a categoria.
Subsídios para o debate
Em dezembro de 2011, foi publicado no site do CFESS o documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema com contribuições dos CRESS e com a assessoria do professor Ney Luiz Teixeira. O intuito do documento é o de contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional que, por sua vez, oriente o debate das particularidades do trabalho do/a assistente social na política de Educação. “É fundamental que a categoria leia o material e discuta sobre ele”, diz a conselheira do CFESS Rosa Prédes. Outro documento que serve de “aquecimento” para os debates no Seminário é a cartilha “Serviço Social na Educação”, de 2001.
PARA LER
Documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação (2011)”
Cartilha “Serviço Social na Educação (2001)”
ANOTE
Seminário de Serviço Social na EducaçãoData: 4 e 5 de junho de 2012
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), em Maceió (AL)
Inscrições: a partir da primeira quinzena de abril, no site do CFESS Inscrições gratuitas e vagas limitadas. Outras informações pelo e-mail seminario@cfess.org.br
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014Comissão de Comunicação
Rafael Werkema – JP/MG 11732
Assessor de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br
Fonte: CFESS