Na manhã desta sexta-feira, 28 de março, o Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe 18ª Região (CRESS-SE) realizou o segundo módulo do curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores”, com o tema “Ética e Trabalho Profissional”. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros, reunindo assistentes sociais para um aprofundamento sobre a ética profissional e o projeto ético-político do Serviço Social.
A facilitadora do curso, Débora Rodrigues Santos, conduziu as discussões com base no Código de Ética da(o) Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993), abordando os fundamentos, os sujeitos e as escolhas alternativas de valor na ética profissional. Além disso, os participantes refletiram sobre a processualidade histórica da ética e a relação entre cotidiano, trabalho e ética profissional.
Durante o evento, todos receberam o livro “Ética e Trabalho Profissional”, que conta com a elaboração de Cristina Brites e a organização e edição de conteúdo pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A publicação foi utilizada como referência para os debates e aprofundamento dos conteúdos.
Assistentes Sociais
A assistente social e 2ª tesoureira do CRESS/SE, Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida, destacou a importância do curso “Ética em Movimento”, uma iniciativa do conjunto CFESS-CRESS, que busca promover reflexões sobre a ética profissional e o projeto ético-político do Serviço Social. “O curso é pensado para ser desenvolvido no regional pelo menos uma vez ao ano, para que os profissionais, em meio à prática cotidiana, possam refletir sobre questões éticas do nosso projeto político e Código de Ética. A proposta é fazer uma pausa no desenvolvimento das atividades para repensar, analisar e compartilhar estratégias nos módulos. No primeiro, abordamos a ética em um contexto histórico mais amplo. O segundo, que realizamos hoje, discute a ética e a profissão, destacando que a ética não se restringe ao nosso exercício profissional, mas está voltada também para o usuário e para a transformação social. Os próximos módulos tratarão da ética e direitos humanos e da ética e processualidade, todos interligados. Foram estruturados para que, em pequenas doses, promovam uma reflexão profunda, sem se tornar cansativo, e sempre direcionada aos dilemas éticos da profissão.”
Ela também ressaltou a necessidade de avaliar as condutas profissionais dentro desse contexto. “Deborah trouxe hoje a reflexão de que, às vezes, podemos ter uma conduta que não seja totalmente ética, mas que nunca deve ser antiética. E, caso nos deparemos com uma situação em que nossos valores pessoais entrem em conflito com os valores da profissão, é essencial refletir e buscar estratégias para que nossas ações estejam sempre alinhadas com os princípios do nosso Código de Ética, como liberdade, atenção plena e a ampliação de acessos para os usuários e para nós, assistentes sociais”.
O assistente social e professor universitário, Jodeylson Islony, também destacou a relevância do curso para a formação continuada da categoria. “O ‘Ética em Movimento’ é um projeto muito válido do conjunto CFESS/CRESS. A realização desse curso de multiplicadores em Sergipe contribui significativamente para a formação permanente dos profissionais. A diversidade de assistentes sociais que temos na sala, cada um com vivências e histórias distintas, enriquece ainda mais o debate. Todos compartilham a mesma preocupação: a ética profissional e sua importância no fortalecimento de práticas éticas e políticas alinhadas ao nosso projeto profissional”.
Para enriquecer a reflexão sobre a ética profissional, foram indicados alguns filmes que dialogam com a temática, como A Febre do Rato, Babel, O Banheiro do Papa, Tatuagem e Pequena Miss Sunshine, entre outros.
O curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores” segue com a proposta de qualificar o debate sobre a ética no exercício profissional do Serviço Social, promovendo momentos de reflexão e troca de experiências fundamentais para a categoria.
Módulo 3
Ética e Direitos Humanos acontece no dia 4 de abril, de 7h às 13h, na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros. Objetivo: Debater os direitos humanos e sua correlação com o projeto ético-político do Serviço Social.
Facilitadora: Liliana Aragão de Araújo