Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Sessão Especial na Alese homenageia os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Em homenagem aos 40 anos de fundação do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), foi realizada na tarde desta terça-feira, 3, uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), de autoria da deputada estadual, Linda Brasil (Psol), que presidiu a sessão. O evento contou ainda com um momento de homenagens à primeira diretoria provisória deste Regional.

Participaram da mesa da sessão a deputada Linda Brasil; a atual presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher; a primeira presidente da diretoria provisória do CRESS, Ana Virgínia Araújo; a representante da ABEPSS, Vera Núbia; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA), Martha Suzana Cabral Nunes, representante do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano; e a chefe do Departamento de Serviço Social (DSS-UFS), Maria Cecília Leite.

Durante a abertura do evento, a deputada Linda Brasil destacou a importância da categoria de Serviço Social. “Defendo que para que essa política funcione é necessário concursos públicos para fortalecer o vínculo e a autonomia da categoria. A nossa mandata se soma à luta por equidade e justiça social que o CRESS vem enfrentando ao longo desses 40 anos. Compreendemos que a nossa luta é coletiva e estamos abertos à dialogar com a categoria. Este ano, defendemos aqui em Sergipe a inserção de assistentes sociais e psicólogos no concurso do Tribunal de Justiça de Sergipe, fizemos a crítica ao Programa Acolher que lançou um PSS para apenas 35 assistentes sociais nas escolas e cobramos a necessidade de concurso público, além da defesa pelo piso salarial da categoria”, reforçou a deputada.

A conselheira do CRESS-SE, Indiana Vieira, falou sobre o histórico para a fundação do CRESS em Sergipe, contando toda a luta das/os assistentes sociais para fundar o CRESS em 1983. “Os assistentes sociais de Sergipe eram subordinados ao então Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS) da Bahia, onde estava consolidada a coordenação das funções disciplinadora e normatizadora da profissão. O distanciamento físico constituía-se um forte impeditivo à participação efetiva da categoria representada pela Delegacia de Sergipe. Assim nasceu a necessidade de trazer para perto da base, em Aracaju, as discussões das questões profissionais. E em 14 de junho de 1983 foi realizada uma reunião da diretoria da Delegacia de Sergipe para discutir e aprovar o processo de Delegacia em Conselho Regional. E foi solicitado ao CRAS da Bahia e ao então Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) o desmembramento, que foi aprovado através da resolução do CFAS n° 171/83 de 26 de agosto de 1983. Assim foi criado o Conselho Regional de Assistentes Sociais da 18ª Região”, destacou.

Em seu pronunciamento, a presidente Dora Rosa parabenizou e agradeceu às seis homenageadas, que fizeram parte da 1ª diretoria do CRESS-SE. “É com grande satisfação que estamos aqui para comemorar esta data e para homenagear as seis mulheres guerreiras nos 40 anos do CRESS, que com coragem histórica ousaram romper com o vínculo subalterno em relação à organização política da nossa categoria. Nós não tínhamos autonomia administrativa, política e financeira e esse grupo comprometido fez toda articulação para conquistarmos esse sonho. Temos muito que agradecer a coragem de vocês e estamos hoje, 40 anos depois, celebrando esse fato histórico, que simbolizou a insatisfação com a realidade que estava posta”.

Dora Rosa reforçou ainda que nessas quatro décadas, o Serviço Social continuou avançando, buscando identidade própria. “Conquistamos espaços e participações democráticas, além da vasta produção acadêmica, da construção do projeto ético-político e da participação em entidades e conselhos de direitos. Atualmente, somos quase cinco mil profissionais em Sergipe e em atividade quase três mil. A luta continua e muito são os desafios. Se hoje estou aqui neste lugar, foi porque essas mulheres guerreiras lutaram, ousaram e por isso que hoje nós temos o CRESS em Sergipe, nós temos que valorizar essa instituição, fazermos as críticas que são necessárias, mas também fortalecer essa luta permanente”, acrescentou.

Ao final da sua fala, Dora Rosa apresentou um resumo da lista de conselheiros das demais gestões do CRESS-SE desde 1983 até os dias atuais. A sessão contou ainda com a apresentação de um vídeo com depoimento de algumas das assistentes sociais homenageadas.

A primeira presidente do CRESS-SE, Ana Virgínia Araújo, relembrou a luta para a criação de um conselho com autonomia técnica e financeira. “Fomos à luta e conseguimos a meta de 500 assistentes sociais para formarmos o nosso conselho. Éramos no Brasil o 18º estado a se tornar região. Somos gratas por esse momento histórico e temos certeza que a coragem nos estimulou a buscarmos a nossa independência da Bahia. Parabéns a presidente Maria Auxiliadora, aos conselheiros e todo o corpo técnico que têm nos orgulhado”, afirmou.

Homenagens
O CRESS-SE fez uma homenagem à primeira diretoria provisória deste Regional, com entrega de flores e placas: Ana Virgínia Araújo recebeu a homenagem através da deputada Linda Brasil; Reinildes Gama Brito foi representada pela conselheira Ana Flávia, que recebeu a placa entregue por Vera Núbia; Débora Galdina dos Santos, recebeu a homenagem das mãos do conselheiro do CRESS, Aloísio Júnior; Martha Christine Aguiar Tavares foi representada por Telma Mendes, que recebeu a homenagem pela conselheira Karen Lícia; Maria Cristina Almeida Aboim, representada pela conselheira Indiana Vieira, recebeu a homenagem das mãos do conselheiro Ricardo Marques; Noemia Silva Santos recebeu a homenagem por meio de Maria Cecília Tavares Leite; Telma Mendes entregou a homenagem a Roberta Kelly, que representou Lilian da Silva, homenageada por ser a servidora mais antiga do CRESS-SE.

Já o vice-presidente do CRESS-SE Wallison Hipólito fez um discurso e entregou a homenagem surpresa para a atual presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher. Wallison destacou a força e a determinação de Dora Rosa por conduzir atualmente o CRESS-SE, na Gestão “Seguiremos Atentos e Fortes em Defesa do Serviço Social 2023-2026”.

Ao final da sessão, a deputada Linda Brasil também foi homenageada por apoiar a defesa do Serviço Social e pela autoria desta sessão especial.

FOTOS: JOEL LUIZ/ALESE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br