O curso Ética em Movimento realiza o seu 1º Módulo

Na última sexta feira, dia 13 de julho, deu-se inicio ao primeiro dos quatro módulos do Curso ética em Movimento, realização do Comissão de Ética do 18º Conselho Regional de Serviço Social, CRESS Sergipe.

O evento que aconteceu das 8 ás 17h, no SESC Siqueira Campos, contou com a participação de diversos assistentes sociais que puderam  trocar um pouco de experiências a cerca  do tema debatido neste módulo: ”Fundamentos ontológicos e sociais da ética. Vida cotidiana: valores, conservadorismo e perspectivas emancipatórias”, ministrado pela professora  do Departamento de Serviço Social da UFS e  doutora da UFRJ, Josiane Soares.

Participantes atentos ao conteúdo

Para a participante do curso, mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, Clara Angélica,  o tema proposto traz  elementos importantes para as mediações sociais, de confito e compreensão da sociedade.

“Somos hoje um profissional de mediação de relações sociais, mediados pelo trabalho, em detrimento do modo de produção econômico, que provoca constantes tensões nessas relações. As tensões em geral exige posicionamentos éticos, pautados numa perspectiva e projetos sociais construídos por determinados grupos sociais. A categoria profissional do Serviço Social tem historicamente pautado seu projeto profissional, numa perspectiva ética que responda às tensões sociais postas pela sociedade, no mundo do trabalho”, afirma Clara Angélica.

A Conselheira do CRESS Sergipe, Clouse Marinho, faz uma análise sobre a importância deste curso para a concepção na atuação profissional.

“Este curso tem como objetivo resgatar o debate e aprofundar os princípios ético-políticos da profissão. O primeiro módulo do curso, “Ética e sociedade”  faz-nos reorganizar as concepções que temos sobre os valores, sobre a liberdade e compreendermos o que é moral, “relata Clouse Marinho

Na análise da ministrante do curso, a Dra. Josiane Soares,  o conteúdo e absorção dos participante do curso foi exitoso.Josiane Soares, misnistrante do 1º Módulo do Curso "Ética em Movimento"

“Gostei bastante da experiência. Não é a primeira vez que eu assumo essa tarefa. A turma estava focada para participar do evento, os participantes  responderam bem aos estímulos” afirma a professora, Josiane Soares.