Embora sejam maioria da população (52,9%), os estudantes negros e negras representam apenas 28,9% do total de pós-graduandos. Para ajudar a mudar esta realidade, buscando estimular o acesso de negros e negras aos cursos de pós-graduação, será realizado em Sergipe um Curso preparatório para seleção de pós graduação na universidade voltado para cotistas, negros/as (pretos/as e pardos/as), indígenas e quilombolas.
A iniciativa é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimento Social da UFS (GETEQ/UFS), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFS, NEABI/UFS e do Coletivo de Estudantes Negras/os Beatriz Nascimento/UFS.
O curso está com inscrições abertas, que podem ser feitas no SIGAA (www.sigaa.ufs.br) até o dia 02 de julho. As aulas acontecerão nos meses de julho e agosto, todas as sextas-feiras, das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h na UFS.
Roda de conversa
O enfrentamento ao racismo no ambiente acadêmico também permeará a “Roda de Conversa: Racismo da Universidade: Como ele se manifesta e como enfrenta-lo?”. O debate acontece no dia 04 de julho, às 15h, no auditório da Biblioteca Central da UFS. O curso também é uma realização do GETEQ-UFS e NEABI-UFS.