Aracaju ganhou uma nova articulação de trabalhadores. Trata-se do Fórum Municipal de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS), que foi lançado oficialmente neste sábado, 30, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Bastante representativa, a plenária de lançamento reuniu dezenas de trabalhadores entre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais,que se somaram à luta do fórum.
Durante a plenária, foram aprovados o Regimento Interno e a Carta de Princípios do FMTSUAS. Também foi eleita a Coordenação Executiva do fórum, formada integralmente por trabalhadores do SUAS. “O momento foi de vitória para a mobilização dos trabalhadores da assistência social. A realização da Plenária trouxe novo fôlego para as mobilizações, tanto dos trabalhadores públicos como dos trabalhadores das entidades socioassistenciais conveniadas”, destacou a assistente social da Prefeitura de Aracaju, Caroline Trindade.
A plenária começou com uma análise de conjuntura realizada pela presidente do CRESS/SE e assistente social do município de Nossa Senhora da Glória, Itanamara Guedes, que destacou a conjuntura de crise internacional do capital e seus rebatimentos no cotidiano da classe trabalhadora. Os diretores do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Ygor Machado e Maisa Aguiar analisaram a conjuntura local e pontuaram os desafios que vêm enfrentando com a gestão de João Alves Filho na Prefeitura de Aracaju. Itanamara apontou ainda alguns aspectos do cenário local, em que Estado e diversos municípios se utilizam do argumento da crise para atrasar e parcelar salários dos servidores.
“A conjuntura que estamos vivendo é muito difícil: crescimento do conservadorismo, ameaça direta aos direitos dos trabalhadores, precarização dos serviços públicos e ameaça às políticas públicas, com a ampliação da terceirização. Este cenário nos impõe a necessidade de luta constante, prioritariamente para não permitir nenhum retrocesso nos direitos já conquistados, mas também para avançar na valorização dos trabalhadores e na consolidação do SUAS. Neste sentido, o FMTSUAS se constitui um importante espaço de aglutinação e de fortalecimento da identidade dos trabalhadores do SUAS”, resumiu a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes.
A próxima reunião da Coordenação Executiva do Fórum será realizada dia 20 de fevereiro, Sábado, às 9h, na sede do CRESS/SE, localizada na rua Dom José Thomaz, 683. O Encontro será aberto para os trabalhadores do SUAS Aracaju.
Entenda o FMTSUAS
o FMTSUAS foi inicialmente formado pelo Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE), Sindicato dos Assistentes Social de Sergipe (Sindasse), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (Sindipsi). O Fórum é um espaço plural, com participação de trabalhadores e entidades de classe. Seus principais objetivos são lutar pela valorização dos profissionais que atuam no SUAS e pelo fortalecimento das políticas sociais no município de Aracaju.
A deliberação de criar o fórum se deu durante a plenária de trabalhadores realizada em plena Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju, em agosto do ano passado. A proposta é que o FMTSUAS inspire outros municípios e instâncias, de modo que outros espaços similares sejam instituídos.