Fiscaliza CRESS: Carira, Frei Paulo, Moita Bonita, Campo do Brito, Indiaroba e Aracaju também receberam visitas de fiscalização

Neste mês de novembro, os municípios de Carira, Frei Paulo, Moita Bonita e Campo do Brito, no agreste central sergipano; o município de Indiaroba, no sul sergipano, e também Aracaju receberam visitas de fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe). As agentes fiscais Lilian da Silva e Roberta Kelly, verificaram as condições éticas e técnicas do exercício profissional do/a assistente social em instituições públicas e privadas.

De acordo com a agente fiscal Lilian da Silva, as visitas dão continuidade as ações de intensificação de visitar o interior sergipano, mas segundo ela, em Aracaju, as visitas continuam sendo realizadas, como no Centro POP de Aracaju, na Unidades de Saúde Dona Jovem e Augusto Franco e no CRAS Antônio Valença em Aracaju. Além disso, as agentes fiscais passam orientações para os/as profissionais e averiguam possíveis situações de descumprimento da Legislação Profissional, Lei Nº 8.662/93.

A assistente social do CREAS de Carira, Regiane, afirmou que estava esperando a visita no CRESS há muito tempo. “Foi muito bom receber essa visita, deveria ter sempre. Quero agradecer por essa visita e que possa voltar mais vezes”, contou.

Já na visita do CRAS de Carira, Gidelma, afirmou que “foi muito boa a visita, gostei da fiscalização e agradeço. Porque podemos tirar várias dúvidas com essa fiscalização”.

A assistente social do Centro POP de Aracaju, Carina Nunes da Rocha, afirmou que a sua atuação é no serviço especializado para pessoas em situações de rua e que ficou surpresa com a visita. “Foi uma visita muito construtiva, nós trocamos informações e da mesma forma que a gente foi ouvida, também teve a troca de orientação. A gente colocou claramente as nossas demandas, mas houve essa troca de experiência. É muito importante essas visitas do conselho, não só do exercício profissional, mas também das condições de trabalho”, disse a profissional, que frisou a importância do Regional não parar de fiscalizar, mesmo nesse momento peculiar da pandemia da covid-19.

Josefa Lucineide, assistente social de Frei Paulo, destacou que a visita da fiscal foi enriquecedora. “A fiscal trouxe várias informações para gente que está no nosso dia a dia, como informações da legislação”, disse a assistente social, que afirmou estar feliz em ver a agente fiscal Lilian da Silva, que acolheu no Regional quando foi fazer a sua inscrição de registro profissional.

Em Indiaroba, a agente fiscal Roberta Kelly visitou o CRAS. “As visitas que estão sendo realizadas pelo CRESS são de suma importância para a categoria, porque isso vem fortalecer e valorizar a categoria profissional nos espaços de atuação”, disse a assistente social Fernanda Silva Nascimento.