A comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS vem realizando diversas visitas aos equipamentos sociais da SEMFAS. Durante as visitas foi constatado o descumprimento da resolução do CFESS 493/2006.
A direção do CRESS observou que essa é uma realidade vivenciada pelos demais trabalhadores do SUAS. Neste sentido, na manhã desta quarta-feira, 18 de junho de 2014, o CRESS reuniu-se com os representantes das entidades dos Trabalhadores do SUAS do município de Aracaju com o objetivo de discutir as condições éticas e técnicas de trabalho dos profissionais, após avaliação do grupo, foram deliberados os seguintes encaminhamentos:
- A elaboração de um documento construído pelas entidades;
- Confirmação da data da reunião com a SEMFAS na próxima semana solicitada pelo CRESS através de ofício;
- Acionar a ouvidoria do MDS;
- Convocar os profissionais para uma reunião para fazer o repasse dos encaminhamentos
A agente fiscal do CRESS/SE, Roberta Silva, enfatizou que, após as visitas, as instituições são notificadas e se estabelece um prazo para o cumprimento da Resolução do CFESS.
“Uma outra ação que o CRESS pode encaminhar é acionar o Ministério Público do Trabalho diante do não cumprimento dos prazos das notificações ou caso a SEMFAS não sinalize na reunião o atendimento das reivindicações” disse Thainara Guimarães, membro da COFI.
“A realização de reuniões como essa permite o fortalecimento e a unidade política entre das entidades”, considerou o representante do SINDIPSI, Edmundo Freire.