CRESS Sergipe realiza visitas de fiscalização em Tomar do Geru, Itabaianinha e Cristinápolis

As cidades de Tomar do Geru, Itabaianinha e Cristinápolis, no Sul Sergipano, receberam as visitas de fiscalização e orientação do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe). O objetivo foi verificar as condições éticas e técnicas do exercício profissional de assistente social em instituições públicas e privadas, além de averiguar possíveis situações de descumprimento da Legislação Profissional, Lei Nº 8.662/93.

A agente fiscal do CRESS/SE, Roberta Kelly Silva, afirmou que durante as visitas são passadas orientações sobre a atuação dos/as profissionais. “Compete ao CRESS a defesa, orientação e fiscalização do exercício profissional dos/as assistentes sociais nos espaços sócio-ocupacionais”. Segundo Roberta, as principais instituições visitadas foram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Bolsa Família e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A assistente social do CRAS de Itabaianinha, Liziane Oliveira Fonseca, falou sobre a importância das visitas em seu local de trabalho. “Fico muito feliz em receber a visita do CRESS no nosso município porque isso só nos fortalece, nos deixa bem mais seguros e valorizados em nossa profissão”, afirmou.

“A visita do CRESS traz mais confiança e credibilidade aos profissionais e uma valorização, porque diante de tantas dificuldades que os profissionais podem estar passando, isso traz um certo conforto para nós e uma garantia de que não estamos desamparados. A visita foi muito importante e que mais visitas a gente possa receber em nosso município”, ressaltou a assistente social e coordenadora do CRAS de Tomar do Geru, Erica Lutygard Rodrigues de Aragão.

Lucinalva Almeida Paixão, assistente social do CAPS de Cristinápolis, destacou que para os profissionais da região Sul, que fica distante da capital, é muito difícil de ter um contato técnico com o conselho. “Essa é a primeira visita que recebo do conselho em sete anos de trabalho. Ressalto que foi muito boa a visita e gostaria que fosse feita uma programação para essas visitas acontecerem mais vezes. Estou na última cidade de divisa com a Bahia e é prazeroso em ver o nosso conselho interessado em saber como está a nossa situação”, disse a profissional.