CRESS Sergipe participa de Sessão Especial na CMA em comemoração ao Dia do/a Assistente Social

Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), a presidente Dora Rosa Horlacher, juntamente com a conselheira Izabel Almeida e a assessora técnica do CRESS, Jéssica Nunes, participou da Sessão Especial em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, na manhã desta sexta, 5, na Câmara Municipal de Aracaju. A sessão foi uma propositura do vereador Isac Silveira e teve a aprovação dos demais vereadores e contou a presença da vereadora Sônia Meire.

Foi um momento de debate sobre a importância dos profissionais de Serviço Social nas políticas públicas, além de reforçar a luta pela valorização profissional no município de Aracaju.

Durante a sessão, a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa, destacou a atuação do CRESS-SE na fiscalização para verificar as condições de trabalho dos/as assistentes sociais de Sergipe e reforçou que este ano, se comemora 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social, bem como o aniversário da Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993).

Para Dora, a categoria vem sofrendo os desmontes das políticas públicas. “Nos últimos anos, tivemos os recursos das políticas públicas praticamente zerados em diversas áreas, como na educação, previdência, sociojurídicos e com os maiores cortes na saúde e na assistência social. Isso reflete também nas condições precárias de trabalho a que estamos submetidos e que atinge o usuário, sem falar nos vínculos empregatícios sem concurso público e de forma terceirizada, ou seja, sem estabilidade e profissional fragilizado. Essa categoria está pedindo socorro. Hoje é um dia de comemorar a profissão, mas estamos aqui buscando lutar pela garantia dos direitos desses profissionais”, reforçou, acrescentando que o CRESS recebeu o convite para participar da sessão através do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse).

De acordo com o vereador Isac Silveira é preciso valorizar os/as assistentes sociais e implementar políticas públicas. “Essa é uma profissão de relevância que atua em diversas áreas da sociedade. E reforço que vamos lutar para que haja mais concursos para esses profissionais, principalmente na área da educação. Vamos lutar para que a lei aprovada em Aracaju para inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas seja executada em nosso município”, informou.

Representando o Comitê Sergipano pela Implementação da Lei N° 13.935 – Assistentes Sociais e Psicólogas/os na Rede Pública de Educação”, a assistente social do Instituto Federal de Sergipe, Ana Paula Leite, destacou a atuação do Comitê Sergipano pela defesa dos assistentes sociais e psicólogos nas escolas, através de audiência públicas, reuniões com secretarias de Educação, entre outras ações. “Temos que discutir com a categoria de serviço social e psicologia porque muitas crianças e adolescentes estão nas escolas e nós precisamos saber quais são as demandas e necessidade estudantis e nos núcleos familiares que precisam desse suporte técnico dos profissionais. Há uma luta histórica de 20 anos para fortalecer leis em níveis federal, estadual e municipal. Nós precisamos de concurso público para a inserção de assistentes sociais e psicólogos na educação básica”, defendeu a assistente social.

A sessão contou ainda com a participação do presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Ygor Machado; da professora e doutora da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Vera Núbia Santos; da dirigente da CUT/FETAM, Itanamara Guedes; além das participações de assistentes sociais, representantes de sindicatos, da sociedade civil, profissionais de saúde e parlamentares.