CRESS Sergipe inicia 1º modulo do Curso “Pareceres Sociais, Laudos e Relatórios” para assistentes sociais

Na noite desta terça-feira (23), o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) iniciou o 1º Módulo do Curso Online “Pareceres Sociais, Laudos e relatórios: Desafios e possibilidades” para os/as assistentes sociais. O curso, que terá o segundo módulo no próximo dia 30 de março, das 19h30 às 21h30, tem como ministrante a assistente social do INSS aposentada e doutoranda de Serviço Social da UERJ, Marinete Cordeiro Moreira.

De acordo com a palestrante, para a elaboração dos pareceres sociais, laudos e relatórios é preciso estar de acordo e em consonância com o projeto ético-político da profissão. “Um parecer social precisa considerar o que é importante e que não exponha o usuário em caso de questões pessoais. O parecer social é uma intermediação entre o usuário e a instituição e, por isso, é preciso ter cuidado com o sigilo profissional para não expor o usuário”, afirmou a Marinete Cordeiro que explicou os pareceres sociais na área da saúde, sociojurídica, na previdência social e na perícia social.

Para a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, que acompanhou o curso com os/as profissionais, o Conselho tem o compromisso ético-profissional com os/as profissionais sergipanos com a permanente capacitação e formação continuada. “A função precípua do Conselho é a fiscalização, que estamos intensificando desde o ano passado no interior de Sergipe, mas sempre estamos atentos aos anseios dos/as profissionais. Até porque a formação continuada é importante porque é um processo permanente de aperfeiçoamento das diretrizes práticas da profissão. O intuito do CRESS é atualizar os profissionais acerca das novas demandas do mercado de trabalho. E buscamos parceria com a professora Marinete para a realização deste curso, com este tema tão importante para a profissão”, afirmou a presidente, destacando ainda que em abril serão disponibilizadas novas turmas deste curso.

O tema deste primeiro módulo discutiu a emissão de parecer social, laudos e relatórios considerando as dimensões teórica-metodológica, técnica-operativa e ética-política. Também foram apresentados os principais conceitos, as atribuições profissionais e o sigilo profissional.

Durante o curso, profissionais que atuam em diversas áreas e que realizam no dia a dia da profissão pareceres sociais, laudos e relatórios puderam tirar suas dúvidas sobre a execução dos pareceres.

Sobre a ministrante
Marinete Cordeiro Moreira possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1985). Especialização em Política e Sociedade pelo PREPES PUC MG (1995). Mestrado em Serviço Social – Área de concentração: Política Social e trabalho (2005). Servidora pública federal – assistente social aposentada do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Professora substituta do Curso de Serviço Social na UFF – Rio das Ostras.

Dentre as produções bibliográficas de Marinete estão os artigos “O estudo Social e Perícias, Laudos e pareceres técnicos – debates atuais no judiciário, no Penitenciário e na Previdência Social”, junto com Raquel Alvarenga, no livro “O Parecer Social – um instrumento de viabilização de direitos (Relato de uma experiência)”, organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ambos nas edições 11, São Paulo, em 2014, e a edição 10, São Paulo, em 2003. Além de apresentações de trabalho, conferência ou palestra com o tema Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais: Instrumentos de Inclusão Social.