O CRESS Sergipe vem reforçar essa data destacando a importância dos/as assistentes sociais para defender e garantir os direitos da pessoa idosa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera idosa qualquer pessoa com mais de 60 anos, e mais de 28 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária, representando 13% da população, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
É preciso assegurar a igualdade de oportunidades por meio de medidas para eliminar a discriminação, promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, identidade de gênero e orientação sexual, deficiência, raça, etnia, origem, religião, status econômico ou outro.
“ASSISTENTES SOCIAIS NA DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA”
Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe – 18ª Região
Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” – 2020/2023