Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Conselheira do CRESS-SE participa do III Seminário Nacional das Comissões Permanentes de Ética e I Seminário Nacional das Comissões de Instrução

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Ana Flávia Oliveira, participou entre os dias 6 e 8 de novembro, em Brasília, do III Seminário Nacional das Comissões Permanentes de Ética e I Seminário Nacional das Comissões de Instrução, do Conjunto CFESS-CRESS, realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Para a conselheira, que integra a Comissão Permanente de Ética do CRESS-SE, esses seminários foram eventos muito ricos de troca de experiências. “Me suscitou a refletir como a gente tem desenvolvido o trabalho na Comissão Permanente de Ética do CRESS-SE, que é uma comissão de extrema importância, que tem o objetivo de elaborar pareceres para poder instruir a Comissão de Instrução de forma a não gerar prejuízos, tanto para quem denuncia quanto para o denunciado”, ressaltou.

No primeiro dia, as atividades iniciaram no período da tarde, com mesa de abertura, apresentação da metodologia e com a mesa sobre “Comissão Permanente de Ética: papel e importância”, com a assessora jurídica do CFESS, Sylvia Terra, e a coordenadora da Comissão Permanente de Ética (CPE) do CFESS, Mirla Cisne.

“Após a mesa, fomos divididos em grupos para participar das oficinas sobre denúncias éticas. Fizemos estudos de alguns casos e pareceres que foram apresentados. Depois das análises, cada grupo fez a devolutiva. Ao final do dia, houve a síntese dos trabalhos através da apresentação de Sylvia orientando os grupos sobre como deve ser o trabalho das comissões de ética”, afirmou.

No segundo dia, foi abordado sobre o Funcionamento, estrutura e desafios das Comissões de Ética, com Jussara Ferreira (CFESS) e Sylvia Terra. Além da mesa-redonda com experiências do CRESS-MG e CRESS-ES. “Foram experiências exitosas. Muito bom poder acompanhar as experiências de outros CRESS para também podermos colocar em prática em nosso estado”.

Já no período da tarde, foi realizada a mesa “Comissão de Instrução: papel e importância”, com Karen Albini (CFESS) e Sylvia Terra, além de uma mesa-redonda com as experiências das comissões de instrução do CRESS-RJ, CRESS-SP e CRESS-PE.

E o último dia, no dia 8 de novembro, foram realizadas oficinas em grupos sobre o papel das Comissões de Instrução em processos éticos. “Foram utilizadas a mesma metodologia, com a devolutiva dos grupos e a síntese de Sylvia Terra sobre os trabalhos em grupo”.

“Voltei desse seminário com várias ideias, desejando articulações para serem feitas em Sergipe e na região Nordeste, de trazer para próximo do CRESS as instituições de ensino superior e as representações estudantis para que eles compreendam como é esse processo ético, quais as comissões do CRESS. Isso fortalece ainda mais a nossa base, compreendendo a importância do nosso conselho, que busca garantir os direitos dos/as assistentes sociais”, finalizou Ana Flávia, que também teve um momento de fala durante o evento.

 

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br