A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, o vice-presidente Wallison Hipólito e o conselheiro Aloísio Júnior, participaram nesta quinta-feira (2), do Seminário “Fundo Público e (des)financiamento da assistência social em Sergipe”. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Marxismo e Serviço Social (NEPMASS/UFS), que tem como coordenadora a Profa. Dra. Nailsa Araújo, em parceria com o CRESS Sergipe e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Aracaju.
O objetivo do seminário foi promover o debate acerca do fundo público, sua composição, papel e funções, bem como os desafios postos pelo (des)financiamento para a execução da política de assistência social no Brasil e em Sergipe, e a garantia de direitos nela inserida. O seminário foi promovido para assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de todo o estado.
A presidente Dora Rosa participou da mesa de abertura do evento e destacou a questão do financiamento para a política de assistência social. “Esses financiamentos ocorrem por meio de transferências automáticas irregulares. O orçamento da seguridade social é atravessada por diversos ataques desde 2016. É um esvaziamento permanente de financiamento e recursos cada vez mais escassos, em meio às políticas econômicas de ajuste fiscal”.
Ainda durante a sua fala, Dora Rosa questionou: “Se há o (des)financiamento da política de assistência social, seja através da diminuição do repasse do atraso, como manter a rede instalada? Como prover a segurança assistencial, no momento em que há aumento das demandas da população? A luta exige um movimento amplo de articulação política da sociedade para o respeito lei de proteção à seguridade social”, acrescentou.
O seminário foi realizado pela presidente do CMAS Aracaju, Cristiane Ferreira; e das graduandas de Serviço Social da UFS, Tatiane Leal Dantas, Gislayne Rocha e Weslany Thaise.