CRESS-SE realiza Roda de Conversa com assistentes sociais de Socorro

Dando continuidade às comemorações do Dia da/o Assistente Social, celebrado em 15 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou na manhã desta sexta-feira, 19, uma Roda de Conversa com assistentes sociais de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

O tema da Roda de Conversa foi “A intersetorialidade entre as políticas de seguridade social como estratégia de fortalecimento da proteção social e da garantia de direitos no Brasil e em Sergipe”, que teve como facilitador o assistente social do INSS e doutor em Política Social pela UnB, Júlio César Lopes de Jesus.

A abertura do evento foi realizada pelo conselheiro do CRESS-SE, Aloísio Júnior. Participaram da mesa de abertura: a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher; a secretária Municipal de Assistência Social de Socorro, Michelle Marry; a secretária adjunta de Assistência Social de Socorro, Aída Almeida; e as assistentes sociais Graça, representando os profissionais da Saúde, e Rose, representando os assistentes sociais na Educação. Também prestigiaram o evento, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e a deputada estadual Carminha Paiva.

Durante o evento, a presidente Dora Rosa Horlacher reforçou a importância dos/as assistentes sociais participarem das atividades do Conselho para o fortalecimento da categoria e trouxe um resumo as ações realizadas pela Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte – 2020-2023”.

“Durante os três últimos anos, intensificamos as ações de fiscalização. Nós encontramos um CRESS destruído, da parte de equipamento até as suas ações. Nós só temos duas agentes fiscais, mas conseguimos fazer as visitas e vimos que a situação em muitos municípios estava terrível. Pela primeira vez, o CRESS entrou na justiça contra vários municípios e estamos ganhando as ações com a decisão judicial estabelecendo prazos para adequação dos ambientes e para materiais de trabalho que não tinham. Também criamos um novo site, implantamos uma ouvidoria, regularizamos as entregas dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs), e reforçamos nossas atividades em defesa dos/as assistentes sociais na Educação Básica e também defendemos o piso salarial e a Lei das 30 horas para a categoria”, afirmou Dora.

Para o assistente social e facilitador, Júlio César, esta atividade do CRESS-SE é fundamental para que os assistentes sociais possam entender como eles têm uma importância central no mundo do trabalho e nas relações de proteção social e das políticas sociais no Brasil e em Sergipe.

“Temos contribuído com o fortalecimento das relações de trabalho, da compreensão do que é o trabalho do assistente social e da importância da sua atuação junto à rede socioassistencial, especialmente em relação às três políticas que compõem a Seguridade Social prevista na Constituição Federal brasileira desde 1988, que foi fragilizada nos últimos anos. Estamos discutindo aqui um refortalecimento dessas políticas sociais numa visão integrada da gestão e da atuação dos entes federativos bem como do refinanciamento das políticas sociais para fortalecê-las e, neste sentido, contribuir para o desenvolvimento das ações de proteção social aos usuários das políticas que nós atendemos cotidianamente”, explicou Júlio César.

A deputada estadual e assistente social, Carminha Paiva, falou da importância de participar do evento. “Principalmente em ter a presença do CRESS em Nossa Senhora do Socorro e do Dr. Júlio Cesar para trazer mais conhecimento para os assistentes sociais. Nós, assistentes sociais, somos protagonistas de lutas pelos direitos das pessoas mais necessitadas, de acompanhamento às famílias. Somos de suma importância para todas as áreas, tanto governamentais como privadas. Parabéns a todos os assistentes sociais do Brasil, em especial de Sergipe”, destacou a deputada, enfatizando ainda que é preciso discutir a defesa do piso salarial da categoria. “A gente vai discutir o Piso que tanto o assistente social almeja e que nós não somos reconhecidos. É o profissional que deveria ser mais reconhecido pelo trabalho que faz”, ressaltou.

De acordo com o prefeito de Socorro, Padre Inaldo, o/a assistente social tem um olhar diferenciado, acolhedor e humano para a população que mais necessita. “Agradeço a presença do CRESS aqui junto com os nossos profissionais de Serviço Social de várias secretarias. É importante celebrarmos a data destes profissionais que tem um olhar diferenciado para servir e acolher a população. Por isso que hoje, celebrando o mês do assistente social, a gente quer parabenizar cada um pelo trabalho, pela vocação, pelo serviço, pelo amor. A gente não faz nada pela sociedade se não for tocado no coração, se não for vocação”, finalizou o prefeito.