CRESS-SE encerra 5ª Edição do Curso Ética em Movimento

Encerrou nesta quinta-feira (24) a 5ª Edição/2022 do Curso Ética em Movimento, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), por meio da Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”. O curso, que é promovido pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS, foi ofertado durante este mês de novembro para agentes Multiplicadores em parceria com o Núcleo de Educação Permanente NEP/HUSE, através do assistente social Fabio dos Santos e em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFS com o professor Dr. Paulo Félix e da professora Dra. Albany Mendonça da UFRB.

Durante o último módulo do curso, com o tema “Ética e Instrumentos Processuais”, a conselheira do CRESS Sergipe e integrante da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS, Indiana Vieira, apresentou a composição da Comissão Permanente de Ética e suas atribuições. “Também expliquei no módulo que o processo ético estar para recompor uma violação de direito no exercício profissional e reafirmei nosso compromisso ético-político da profissão, reforçando os valores e princípios do código de ética. O curso contribui para um debate crítico e reflexivo na execução dos serviços ofertados pela/o assistente social em seus espaços sócio-ocupacionais. Ser um profissional ético num contexto neoliberal e conservador é difícil”, explicou.

O curso atendeu aos anseios dos profissionais de Serviço Social que trabalham no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), que atuam nos setores de pronto-socorro, internamento, oncologia e pediatria, além de assistentes sociais da: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital da Criança, Hemose e Hospital Universitário.

O objetivo do curso foi aprimorar o conhecimento sobre a Ética Profissional, sobre o Código de Ética do Serviço Social, como também aprimorar a discussão na defesa do Projeto Ético-político e qualificar a atuação. E foi divido em 4 Módulos: Ética e história; Ética e trabalho profissional; Ética e direitos humanos; e Ética e instrumentos processuais, totalizando carga horária de 48 horas. O projeto de multiplicação do curso foi coordenado pelo professor da UFS, Paulo Félix, que foi capacitado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e, após a capacitação, foi firmado compromisso de multiplicar para a categoria.

A advogada Yasmim Vitória Cruz de Jesus, representando a Assessoria Jurídica do CRESS-SE, falou sobre os Instrumentos Processuais, esclarecendo sobre termos e questões jurídicas. Também participaram do último módulo do curso, os facilitadores dos módulos, a presidente do CRESS-SE Dora Rosa Horlacher, a diretora técnica do CRESS-SE, o professor da UFS Paulo Félix, Jéssica Soares, e a agente fiscal do CRESS-SE Lilian da Silva.

Confira os quatro Módulos:
✔️Módulo 1 – 01 e 03/11
Ética e História – Facilitador: Profº. Dr. Paulo Félix/UFS

✔️Módulo 2 – 08 e 10/11
Ética e Trabalho Profissional – Facilitadora: Profa. Dra. Albany Mendonça/UFRB
✔️Módulo 3 – 16 e 18/11
Ética e Direitos Humanos – Facilitador: Profº. Dr. Paulo Félix/UFS

✔️ Módulo 4 – 22 e 24/11
Ética e Instrumentos Processuais – Facilitadores: Comissão de Ética e Direitos Humanos e assessoria jurídica do CRESS-SE.