Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Assistentes sociais também defendem os direitos desta população

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

O dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. E qual a relação do Serviço Social com o tema? O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) destaca que o Código de Ética do/a Assistente Social defende os direitos humanos, a qualidade dos serviços prestados à população, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a nem discriminar. Por isso a importância de debater o tema com a categoria.

A luta contra a AIDS é cotidiana e o papel da/o Assistente Social também é para atuar na promoção da cidadania e defender os direitos sociais dessa população.

No Brasil, a cada hora, ao menos cinco pessoas foram infectadas pelo HIV em 2021. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), ao longo de 2021 o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV.

São 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV no Brasil. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que, em 2020, foram notificados 29.917 casos de aids no Brasil contra 37.731 em 2019 – uma queda de 20,7%.

O CRESS Sergipe ressalta ainda que, infelizmente, as pessoas vivendo com HIV/Aids ainda sofrem com o preconceito e a discriminação, que configuram também violações de direitos humanos.

É compromisso ético-político da categoria do Serviço Social a luta em defesa do SUS e do acesso à saúde, além da permanência e efetividade do tratamento com respeito à dignidade humana.

Assistentes sociais em defesa do direito à saúde pública e universal!

Sobre a data
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1988. A data foi estabelecida para dar visibilidade à epidemia da doença, que marcou os anos 1980, bem como para comemorar as diversas conquistas que as ciências da saúde alcançaram para o tratamento e os cuidados em saúde.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br