CRESS-SE e entidades do Serviço Social e Psicologia entregam documento ao TJ-SE solicitando concurso para analista judiciário

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), Dora Rosa Horlacher, e a conselheira Ana Flávia, juntamente com a coordenadora geral do Sindijus, Analice Soares, e representantes de organizações políticas e entidades representativas do Serviço Social e Psicologia, entregaram na manhã desta quarta-feira, 14, um documento coletivo à secretária-chefe da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Paula Cecília Soares, solicitando vagas de assistentes sociais e psicólogos/as no cargo de analista judiciário para o concurso público realizado pelo Tribunal e uma audiência com a presidência para discutir o assunto.

O documento contém a assinatura dos representantes da frente em defesa de analistas concursados no TJ, que é composto pelo CRESS-SE, além do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus-SE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato dos Psicólogos (SINPSI), Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Fetam), Coletivo de Assistentes Sociais Resistência e Luta, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e Conselho Estadual de Direito da Mulher de Sergipe.

De acordo com a presidente do CRESS, Dora Rosa, o objetivo do requerimento coletivo é solicitar a inclusão das vagas das especialidades de serviço social, psicologia e direito no concurso público que se encontra em andamento. “O provimento de vagas para assistentes sociais e psicólogos, por meio de concurso público, é a garantia do zelo e da segurança das partes processuais na elaboração dos laudos que instrumentalizam a aplicação dos direitos na Justiça Estadual de Sergipe”.

O documento reforça que “a ausência de concurso para essas járeas, especialmente para os cargos de analistas de serviço social e psicologia, tende a piorar a prestação do serviço jurisdicional à população sergipana, em especial aos segmentos populacionais mais vulneráveis envolvidos em situações sociais tais como abandono, violência e violações de direitos, que são praticadas contra crianças, adolescentes, pessoas idosas e mulheres, para exemplificar. Essa prestação de serviço assegura atendimento a situações comumente ocorridas no ambiente doméstico e outras questões com desdobramentos jurídicos”.

No documento, o CRESS-SE destaca que “em dezembro de 2021, solicitou uma reunião com o órgão para tratar sobre as demandas citadas, a qual foi realizada em 24 de janeiro de 2022 com o Presidente do órgão com objetivo de defender o exercício profissional dos analistas de serviço social, no que diz respeito a todas as prerrogativas profissionais, dentre elas, a necessidade de concurso público para o cargo de analista de Serviço Social”.

Com relação ao pedido de audiência, o Tribunal de Justiça de Sergipe informou que dará um retorno às entidades que compõem à frente até essa quinta-feira, 15.

Confira abaixo o documento completo:

MANIFESTO POR CONCURSO PÚBLICO