CRESS-SE divulga 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) divulga a 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada na terça-feira, 29, e quarta-feira, 30, no Hotel Delmar, em Aracaju.

O tema central deste ano é “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

De acordo com o conselheiro do CRESS-SE, Aloísio Júnior, que atualmente representa o CRESS-SE no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) como presidente, esse é um espaço importante para a formulação de políticas públicas que garantam a proteção e o empoderamento das crianças e dos adolescentes.

“Sabemos que esta população sofreu graves privações ao longo dos anos pandêmicos. Lembrando que esta é a segunda etapa, onde serão discutidas as propostas que surgiram na etapa municipal. Em Sergipe, foram 74 municípios que realizaram a Conferência e após a etapa estadual acontecerá a Conferência nacional”, explicou o presidente do CECDA e conselheiro do CRESS-SE.

Podem participar da Conferência crianças, adolescentes e representantes de órgãos e sociedade civil eleitos e convidados para que juntos possam ser construídas e formuladas políticas públicas nessa etapa.

Data: 29 e 30/08/2023
Local: Hotel Delmar
Endereço: Av. Santos Dumont, 1500 – Coroa do Meio, Aracaju – SE

✔️ DIA 29 de agosto de 2023
14h – Credenciamento
– Apresentação Cultural
14h30 – Mesa de Abertura
14h45 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
15h – Lanche
15h30 – Palestra magna “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em
tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e
integral, com respeito à diversidade”.
Palestrante: Marina de Pol Poniwas
Mediadora: representante do CEDCA
– Debate

✔️ DIA 30 de agosto de 2023
8h – Apresentação Cultural
9h – Oficinas Temáticas – Grupos de Trabalhos Simultâneos
Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto
pandêmico e pós-pandemia;
Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços
de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus
direitos, durante e após a pandemia;
Eixo IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de
políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes
considerando o cenário pandêmico;
Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e
adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
10h – Lanche
10h30 – Continuidade dos trabalhos das oficinas
12h – Almoço
13h30 – Apresentação dos Grupos de Trabalho e Aprovação das Propostas
15h – Plenária Final
• Apresentação e Aprovação das Moções
• Eleição e referendo dos Delegados Eleitos para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos
da Criança e do Adolescente.
16h30 – Encerramento / Lanche