Neste 18 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esta data é um momento importante de reflexão para a categoria, de discussão e abordagem do tema nos espaços de atuação. Também é importante ressaltar que o assunto está contemplado nas Bandeiras de Lutas do Serviço Social, sendo uma luta histórica da categoria.
A/o assistente social tem o compromisso ético-político na defesa dos direitos e proteção integral de crianças e adolescentes, como usuários das políticas sociais (saúde, assistência social, educação, cultura, entre outras).
Para esclarecer mais sobre o tema, o CRESS Sergipe traz uma importante temática que é a diferença entre o Abuso Sexual e a Exploração Sexual.
⏭️ ABUSO SEXUAL
É a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio.
⏭️ EXPLORAÇÃO SEXUAL
A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer espécie, incluindo objetos de valor ou outros elementos de troca.
A exploração acontece em quatro formas:
- Exploração sexual no contexto da prostituição;
- Tráfico para fins de exploração sexual;
- Pornografia envolvendo crianças e adolescentes;
- Turismo com motivação sexual.
⏭️ ONDE DENUNCIAR?
Disque 100 ou 181;
- Conselho tutelar;
- Polícia Civil e delegacias especializadas;
- Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
- Para crimes na internet: new.safernet.org.for/denuncie