Capacitação é uma deliberação do Encontro Nacional CFESS-CRESS
Teve início neste domingo, 9 de outubro, a décima edição do Curso Ética para Agentes Multiplicadores, do Projeto Ética em Movimento do CFESS, que é realizado há 11 anos. O evento é o primeiro da Gestão Tempo de Luta e Resistência e ocorrerá até o dia 16 no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF).
Diante dos cerca de 40 participantes, vindos dos CRESS e Seccionais de todo o Brasil, e de uma representante da ABEPSS, a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, deu as boas vindas, ressaltando que esta edição do curso já ocorre em consonância com a proposta 9 da agenda permanente que foi aprovada no eixo Ética e Direitos Humanos do 40º Encontro Nacional CFESS-CRESS. A proposta direcionou a capacitação para membros das Comissões Permanentes de Ética dos CRESS.
Sâmya destacou ainda que “nestes cinco meses de gestão, nossas ações no campo da ética e dos direitos humanos refletem o quão relevante é o tema para o Conjunto. Participamos da Marcha Nacional contra a Homofobia, publicamos a resolução CFESS 615/2011, que garante o uso do nome social para assistentes sociais travestis e transexuais, concluímos o Código de ética Comentado, que pretendemos lançar até o fim do ano, além de outras iniciativas neste campo”, afirmou.
A coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Marylucia Mesquita destacou a importância do curso, especialmente por 2011 ser o ano em que o Código de Ética do/a Assistente Social completa 18 anos de existência. “Este curso é uma das principais ações do Projeto Ética em Movimento, que por sua vez é um dos mais importantes patrimônios do Serviço Social brasileiro”, disse.